[weglot_switcher]

Rolhas ecológicas da Corticeira Amorim distinguidas pela revista ‘World Finance’

A empresa portuguesa “é reconhecida pela análise dos impactos ambientais dos seus produtos, comparando o ciclo de vida das rolhas de cortiça com o das ‘screwcaps’ de alumínio e o dos vedantes de plástico, o que destaca o esforço da Corticeira Amorim em coordenar os seus processos de produção com ciclos ambientais naturais e a promoção da economia circular”, destaca a ‘World Finance’.
24 Julho 2020, 17h50

As rolhas ecológicas de nova geração da Corticeira Amorim foram distinguidas pela revista ‘World Finance’.

“A Corticeira Amorim é a grande vencedora da categoria ‘Wine products industry’ dos Prémios de Sustentabilidade da revista ‘World Finance’. Distinguida pelo segundo ano consecutivo, a Corticeira Amorim é, assim, reconhecida pelos princípios e práticas de desenvolvimento sustentável implementados ao longo de toda a sua cadeia de operações, dando origem a um vasto portefólio de produtos e soluções de superior ‘performance’ técnica e credenciais de sustentabilidade sem paralelo”, destaca um comunicado da empresa portuguesa.

Os responsáveis da Corticeira explicam que “são disso claro exemplo as rolhas de cortiça Amorim, cujo balanço de carbono pode atingir -309 gCO2eq na rolha natural e -562 gCO2eq na rolha de vinho para espumante quando considerado o sequestro da floresta de sobro”.

“Estes resultados, apurados em recentes estudos conduzidos pela EY, permitem concluir que a rolha de cortiça contribui de forma relevante para a descarbonização da indústria do vinho. Tendo presente a produção anual de 5,5 mil milhões de rolhas Amorim, dir-se-á que representa um impacto com repercussões a nível mundial”, assinala o referido comunicado.

António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, manifesta uma enorme “satisfação pelo prémio, que testemunha o nosso compromisso coletivo com a sustentabilidade, em particular no segmento mais representativo do nosso negócio – a rolha de cortiça”.

E sublinha “que temos de crescer garantindo a segurança e o bem-estar de todos, a gestão eficiente dos recursos naturais, a proteção do equilíbrio dos ecossistemas e a circularidade dos processos e da economia, rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável e a uma sociedade mais coesa, consciente e preparada para enfrentar com ambição, determinação e tenacidade os desafios vindouros”.

A Corticeira Amorim recorda que através dos ‘Prémios de Sustentabilidade’ são distinguidas empresas que demonstraram um compromisso assinalável com o desenvolvimento sustentável, destacando-se aqueles que, como refere a ‘World Finance’, “fizeram um esforço extra para integrar valores financeiros, sociais e de governança (ESG) em diferentes áreas do negócio. “

Ainda de acordo com a ‘World Finance’, a Corticeira Amorim “foi premiada pelo seu compromisso de longa data com a produção de relatórios de âmbito ambiental, social, de governação e de Investidores Socialmente Responsáveis, pelo seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a sua gerência responsável da oferta, a sua certificação pela FSC e o seu compromisso contínuo com investigação e desenvolvimento”, acrescentando os respomsáveis desta revista que “o júri internacional levou em consideração os esforços de investimento na silvicultura sustentável através da preservação da terra e a biodiversidade com a colheita cíclica da cortiça sem danificar as árvores, além de cuidarem do bem-estar dos trabalhadores”.

“A Corticeira Amorim é reconhecida pela análise dos impactos ambientais dos seus produtos, comparando o ciclo de vida das rolhas de cortiça com o das ‘screwcaps’ de alumínio e o dos vedantes de plástico, o que destaca o esforço da Corticeira Amorim em coordenar os seus processos de produção com ciclos ambientais naturais e a promoção da economia circular”, destaca a ‘World Finance’.

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo que labora ininterruptamente desde 1870, e “assume a sua liderança mundial indo muito além da otimização os seus processos e da redução dos impactos ambientais das suas operações”.

“Liderando uma indústria naturalmente sustentável, promove, valoriza e viabiliza as florestas de sobro que são importantes sumidouros naturais de CO2 [dióxido de carbono], regulam o ciclo hidrológico, protegem contra a erosão e os incêndios e fomentam uma biodiversidade de elevada importância. Depois, é a extração da cortiça que mantém a vitalidade dos montados e que promove o desenvolvimento económico, ambiental e social que lhe está associado, permitindo que milhares de pessoas continuem a viver e a trabalhar em zonas áridas e semiáridas”, salienta a Corticeira Amorim.

Refira-se que todos os vencedores dos prémios ‘World Finance Sustainability’ são anunciados em www.worldfinance.com/ e na edição impressa da revista ‘World Finance Summer 2020’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.