Rosa Zorrinho substitui Manuel Delgado na secretaria de Estado da Saúde

Na sequência da demissão de Manuel Delgado da secretaria de Estado da Saúde, já aceite pelo primeiro-ministro, Rosa Zorrinho vai assumir o cargo e ainda hoje irá tomar posse.

Cristina Bernardo

O primeiro-ministro aceitou hoje o pedido de exoneração de Manuel Delgado do cargo de secretário de Estado da Saúde e propôs para o seu lugar Rosa Matos, refere uma nota oficial do Governo.

Sabe-se agora que a tomada de posse da nova secretária de Estado da Saúde irá ter lugar hoje, às 19h30, no Palácio de Belém.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, apresentou a demissão, depois do seu nome ter sido envolvido no escândalo referente à associação Raríssimas. Segundo o jornal Público, ainda não é claro se Delgado já formalizou o pedido de demissão, mas é certo que deverá abandonar o cargo. A sua substituta será Rosa Zorrinho, que era acualmente a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Entre 2013 e 2014, Manuel Delgado foi consultor da associação Raríssimas, cuja presidente, Paula Brito e Costa, foi acusada por uma reportagem da TVI de se apropriar de verbas provenientes de donativos e de utilizá-las para financiar “uma vida de luxo”. Pelo exercício dessas funções, Delgado terá recebido cerca de 63 mil euros.

Perante o escândalo público em torno das revelações da reportagem da TVI, a posição de Delgado no governo terá ficado insustentável.

Relacionadas

Raríssimas: Secretário de Estado da Saúde demite-se

Jornal Público adianta na sua edição online que Manuel Delgado está de saída do Governo.

Rosa Zorrinho: Quem é a nova secretaria de Estado da Saúde

Com um longo percurso ligado à saúde, Rosa Zorrinho vai substituir o demissionário Manuel Delgado.
Recomendadas

João Cotrim de Figueiredo no regresso do Clube dos Pensadores

Líder do Iniciativa Liberal está no Porto para o regresso do Clube dos Pensadores, um grupo de debate enraizado na sociedade civil por onde já passaram quase todos os líderes políticos nacionais.

Ministro da Saúde quer reinício das negociações com sindicatos ainda em outubro

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje em Coimbra que o regresso às negociações com os sindicatos dos médicos e enfermeiros “de outubro não passará”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários