O deputado do PSD Jaime Filipe Ramos apresentou na Assembleia Legislativa da Madeira um voto de congratulação pelo início da operação da companhia aérea Ryanair na região autónoma, destacando o trabalho do Governo Regional neste sentido.
O deputado social democrata destacou, na reunião plenária de quinta-feira, dia 31 de março, que no programa de governo o transporte e a mobilidade aérea foram prioritários, sendo que a rota, que teve início na passada terça-feira, 29 de março, constitui “mais uma promessa do Governo Regional cumprida, que esperamos que venha contribuir para a competitividade do destino”, vincou.
“Este é um trabalho que também teve envolvimento do Turismo de Portugal e da ANA, mas da qual o Governo Regional nunca abdicou e lutou para que tal fosse possível”, acrescentou Jaime Filipe Ramos.
O parlamentar salientou ainda que a Ryanair “não é uma empresa qualquer”, por ter a “capacidade de fornecer ao madeirense um preço mais competitivo”. Neste âmbito, o deputado social-democrata lamentou “o abuso comercial de uma companhia dominante e estatal, a qual é a maior especuladora de preços ao nível do transporte aéreo entre a Madeira e o continente, que é a TAP”.
O deputado do JPP Rafael Nunes também interferiu durante o voto, e reconheceu que a atração de novas empresas e novas rotas “é sempre algo positivo e a congratular”.
Rafael Nunes afirmou que “a Ryanair disse que não voaria para a Madeira devido às elevadas taxas aeroportuárias”, tendo aparentemente reconsiderado através da negociação de um desconto. “Não sabemos qual é este desconto dado apenas à Ryanair”, ironizou.
O deputado alertou ainda para a questão do cancelamento de voos causado pela inoperacionalidade do aeroporto, problema que demonstra, a seu ver, “a falta de ação governativa na implementação do plano de contingência e uma falta de proatividade da maioria em resolver esta questão”, concluiu.