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Rota Porto-Madrid testa camiões da SEUR a gás natural

Após os testes, a SEUR prevê reduzir em 23 toneladas a emissão de CO2 para a atmosfera, por veículo.
27 Setembro 2017, 17h42

A empresa de logística SEUR decidiu testar a introdução de camiões movidos a gás natural para proceder às distribuições de encomendas na rota Porto-Madrid.

“A SEUR, mantendo o seu compromisso de recorrer ao uso de veículos alternativos como um dos principais impulsionadores do Gás Natural Veicular (GNV) em Espanha, incorporou na sua frota dois camiões movidos a gás natural. O objetivo desta iniciativa é avaliar a viabilidade deste tipo de combustível no transporte rodoviário, tendo sido escolhida a rota internacional Portugal-Espanha”, anuncia um comunicado da empresa.

No âmbito desta medida, a SEUR vai colocar em funcionamento dois camiões movidos a gás natural e gás natural comprimido na sua frota de veículos para desenvolver uma atividade mais sustentável.

Os veículos serão utilizados na linha internacional Madrid-Porto para demonstrar a viabilidade deste combustível em viagens de longa distância.

Um dos veículos selecionados foi o modelo Iveco Stralis NP 400CV, que conta com o apoio da Dourogas como parceiro estratégico.

“O camião da marca Iveco, o primeiro veículo para transporte rodoviário desenvolvido para utilizar como combustível gás natural, está equipado com um motor de 400 cavalos e tem a mesma carga útil que um camião ‘diesel’ equivalente e uma autonomia até 1.500 quilómetros”, esclarece o referido comunicado da SEUR.

O outro veículo é um camião transformado em Dual Fuel e Gás Natural de forma a conseguir utilizar gás natural comprimido como combustível.

A SEUR sublinha que a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) contribui para melhorar a qualidade do ar, uma vez que gera menos 30% de emissões de CO2 (dióxido de carbono) que os combustíveis tradicionais, eliminando as emissões de óxido de enxofre e reduzindo substancialmente o óxido de nitrogénio.

“Através deste projeto-piloto nas rotas Porto-Madrid com ambos os veículos, a SEUR espera comparar os resultados de desempenho para perceber qual a opção mais eficiente e sustentável e, assim, avaliar que rotas existentes se adaptam melhor a cada uma destas alternativas. Após os testes, a empresa prevê que poderá reduzir em 23 toneladas de CO2 para a atmosfera por veículo”, adianta o comunicado da empresa.

A SEUR reclama que no último ano conseguiu diminuir em 16% as emissões por envio, estando a recorrer a veículos alternativos – bicicletas, furgões, triciclos e motociclos elétricos e veículos a gás natural e GPL.

 

A SEUR, com mais de 70 anos de experiência no mercado de transporte urgente em Portugal e Espanha, assume como principal eixo de negócio as transações ibéricas com uma estrutura local composta por 350 colaboradores, oito delegações, dois ‘hubs’, 190 veículos e cinco câmaras refrigeradoras.

A empresa está integrada no DPD Group, que no ano passado atingiu em Portugal uma faturação consolidada que ultrapassou os 60 milhões de euros e entregou mais de 16 milhões de encomendas, considerando as atividades da Chronopost (outra participada do grupo) e da SEUR no nosso país.

 

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