PremiumRúben Eiras: “Em 2022 vamos abrir 450 candidaturas para projetos em portos”

O Fórum Oceano e a Beta-i ganharam a ‘call’ da Comissão Europeia para liderar a Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network que distribuirá entre 391 portos atlânticos os 30 melhores projetos a desenvolver em 30 portos. Rúben Eiras coordena a iniciativa no Fórum Oceano.

Rúben Eiras, de 43 anos, doutorado pelo ISCTE e pela Academia Militar, ex-gestor de Ciência e Tecnologia da Galp Energia, ex-diretor do Programa de Segurança Energética da FLAD e ex-diretor-geral da Política do Mar vai mergulhar literalmente num oceano de projetos, que terá uma contagem decrescente até 2022, precisamente no ano em que vão abrir as candidaturas das startups aos 450 projetos que serão acolhidos para uma rede de 391 portos do Atlântico, com posterior triagem dos 30 projetos considerados com maior potencial, a desenvolver em 30 portos repartidos entre a União Europeia, os Estados Unidos, o Canadá e a Noruega.

As candidaturas serão enviadas para a Beta-i e para a sede do Fórum Oceano, que gostaria que nessa altura já não estivesse nas atuais instalações da Associação Comercial de Lisboa, na rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa, mas nas instalações do futuro “Campus do Mar”, entre a marina de Pedrouços e o Dafundo, no concelho de Oeiras. Rúben Eiras coordena a área da Economia Azul do Fórum Oceano nas componentes de empreendedorismo, inovação, investimento e financiamento neste projeto, e em entrevista ao Jornal Económico e ao programa “Primeira Pessoa” da JETV, explica que o Fórum Oceano e a Beta-i ganharam a call da DG Mare da Comissão Europeia para liderar a Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network que visa constituir-se como a rede dos 391 portos atlânticos que vão acelerar as startups da Economia Azul, e tem o apoio do “Dubai Ports World”, maior fundo de investimento para infraestruturas marítimo-portuárias sustentáveis (com cinco mil milhões de dólares) e do BNP Paribas, enquanto parceiro estratégico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Veja o “Primeira Pessoa” com Rúben Eiras, coordenador do Fórum Oceano

O antigo diretor-geral da Política do Mar coordena no Fórum Oceano, um gigantesco desafio que arrancará em 2022.
Recomendadas

Bruxelas com resposta adequada às “distorções” da lei da inflação nos EUA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu este domingo uma resposta “adequada e bem calibrada” para mitigar as “distorções” da lei norte-americana para a redução da inflação.

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.
Comentários