[weglot_switcher]

Rui Barreto quer tratamento semelhante para os lesados do Banif e do BES

O deputado do CDS-PP na Assembleia Regional diz que tem havido pouca transparência na forma como a Oitante, o veículo financeiro que ficou com os ativos do Banif, tem feito a gestão desse património.
13 Dezembro 2017, 14h53

O deputado do CDS-PP na Assembleia da Madeira, Rui Barreto, quer saber o que está a ser feito ao produto das vendas dos ativos e do património imobiliário do Banif, e que os lesados deste banco devem ter no mínimo um tratamento semelhante aos dos BES.

“É muito importante que o governo que é a quem cabe a decisão de encontrar uma boa solução para os lesados do Banif que essa decisão seja pelo menos a mesma encontrada para os lesados do BES”, afirma Rui Barreto.

Rui Barreto diz que a posição dos centristas da madeira é que a comissão arbitral e também o relatório elaborado pela comissão de finanças da Assembleia da República recomende ao governo que encontre “uma solução pelo menos idêntica à do BES” para os lesados do Banif.

“Tem havido pouca transparência na forma como a Oitante, o veículo financeiro que ficou com ativos do Banif, a tem feito a gestão desse património”, destaca o deputado do CDS-PP.

Rui Barreto realça que não se sabe qual é o produto da “venda do património imobiliário do banif”, qual o valor “da recuperação desses créditos”, que no entender do deputado do CDS-PP devem concorrer para proceder “ao pagamento aos obrigacionistas”.

“Não sabemos da venda do património de empresas como o Banif Investimento, como a Açoreana, quanto está a arrecadar”, questiona mas “que estão a ter mais valias”, sublinha Rui Barreto.

Rui Barreto realçou que o valor dessa receita arrecadada pela Oitante “tem que sair” para garantir ao fundo de recuperação de créditos dos lesados do Banif.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.