[weglot_switcher]

Rui Pinto entre as 32 personalidades que o PAN quer ouvir no Parlamento sobre Novo Banco

Além de Rui Pinto, o PAN também pretende inquirir outros nomes conhecidos como Mário Centeno, Carlos Costa, Maria Luís Albuquerque, António Ramalho, Byron Haynes, Luís Máximo dos Santos, e Ricardo Mourinho Félix
28 Dezembro 2020, 16h48

O hacker português Rui Pinto está entre as 32 personalidades que o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) pretende ouvir na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Novo Banco.

Num comunicado enviado às redações, o PAN revelou que além de Rui Pinto, também pretende inquirir outros nomes conhecidos como Mário Centeno, Carlos Costa, Maria Luís Albuquerque, António Ramalho, Byron Haynes, Luís Máximo dos Santos, e Ricardo Mourinho Félix. Na lista estão ainda incluídos responsáveis do Lone Star e uma ex-funcionária do Novo Banco.

Em 2019, Rui Pinto escreveu no Twitter que existia desde 2015 um inquérito no Ministério Público por resolver cujo “ desvio concreto ultrapassou os 600 milhões”. “Apesar de eu ter conseguido compilar diversa documentação, incluindo extratos bancários, que demonstram, entre outros, a criação de empresas meramente instrumentais, depósitos fictícios, e transferências bancárias para offshores como as Ilhas Virgens Britânicas e as Seychelles”, apontou o hacker português.

Quanto à documentação solicitada, o PAN pediu acesso a 17 dossiers. Pretendem ver o relatório Costa Pinto, dirigido ao Banco de Portugal, bem como o registo de toda a “atividade, no âmbito do contencioso, desencadeada desde 2014 e as conclusões de todas as averiguações, investigações e processos abertos desde o ano 2014 que envolvam o Novo Banco”. O PAN também pretende aceder à correspondência trocada entre o Banco de Portugal, Ministério das Finanças e Fundo de Resolução com o Novo Banco desde 2014.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.