[weglot_switcher]

Rui Rio: “Diálogo entre partidos é decisivo para o futuro de Portugal”

No discurso de encerramento do 37º Congresso Nacional do PSD, Rui Rio defendeu que os entendimentos com as restantes forças políticas são vitais para “a criação de uma sociedade democrática e pluralista” e dar resposta ao crescente afastamento entre os partidos e os cidadãos.
  • Cristina Bernardo
18 Fevereiro 2018, 14h31

O novo líder do Partido Social-Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou hoje que o diálogo entre partidos é “decisivo para o futuro do país”. Rio defende que os entendimentos com as restantes forças políticas é vital para “a criação de uma sociedade democrática e pluralista” e dar resposta ao crescente afastamento entre os partidos e os cidadãos.

“Destaco, em especial, os entendimentos em matérias de soberania, politica externa, Forças Armadas ou a política europeia. Mas há também reformas importantes que o país devia ter feito e que apenas conseguirá levar a cabo, se todos fizermos um esforço nesse sentido”, declarou Rio.

O antigo autarca do Porto disse também que “é salutar evidenciar e explicar as diferenças”. No entanto, sublinhou que “quando levamos para lá da própria realidade e, dessa forma, nos fechamos completamente, só estamos a prejudicar o interesse nacional”.

“Não é só o diálogo entre os partidos políticos que, para nós, se afigura essencial para um desenvolvimento harmonioso de Portugal, também o diálogo social é absolutamente vital para esse objetivo”, defendeu Rio. “Um partido de matriz social-democrata é um partido que precisa do diálogo social para poder caminhar, porque ele está na génese da sua própria existência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.