[weglot_switcher]

Rui Rio diz ser “absolutamente fundamental” conceder estatuto de adesão da Ucrânia à UE

O presidente do Partido Social Democrata (PSD) considera que não conceder esse estatuto é de “certa forma dar uma vitória à Rússia e desmoralizar por completo a Ucrânia”.
17 Junho 2022, 18h49

Rui Rio diz que é “absolutamente fundamental” que seja concedido o estatuto de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE). A posição do presidente do Partido Social Democrata (PSD) foi dada a conhecer aos jornalistas no final da reunião com o primeiro ministro, António Costa, esta sexta-feira, 17 de junho.

“É absolutamente fundamental conceder esse estatuto à Ucrânia. Temos de demonstrar à Rússia que aquilo que fez, originou precisamente o efeito contrário aquele que era pretendido. Não fazer isso será de certa forma dar uma vitória à Rússia e por outro lado, no ponto de vista da Ucrânia é desmoralizá-la completamente”, afirmou.

Por outro lado, o presidente dos sociais democratas defendeu que não se deve durante o período de negociação e até à adesão “facilitar em termos daquilo que são os requisitos necessários, aquilo que foi exigido aos outros Estados-membros aquando da sua adesão”.

Rui Rio destacou ainda a importância de começar a desenhar um apoio à Ucrânia em termos da reconstrução do país mal a guerra termine. “Essa ajuda para a reconstrução da economia ucraniana é um passo importante para a sua própria integração na União Europeia e para garantir a paz naquele território”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.