[weglot_switcher]

Rui Teixeira é o presidente interino da EDP Renováveis

Depois do Conselho Geral e de Supervisão da EDP ter confirmado Miguel Stilwell d’ Andrade como CEO interino da EDP -Energias de Portugal, em substituição de António Mexia, é a vez de Rui Teixeira substituir João Manso Neto à frente da EDP Renováveis.
  • Cristina Bernardo
7 Julho 2020, 00h57

Rui Teixeira, administrador executivo da EDP Renováveis, vai ser o CEO interino em substituição de João Manso Neto (na foto), que tal como o presidente do conselho de administração da EDPR, António Mexia, foi ontem notificado sobre a aplicação da medida de coação de suspensão do exercício de funções na gestão ou administração em empresas do Grupo EDP, “mantendo-se o processo em fase de inquérito”.

A EDP Renováveis comunicou ao mercado, que “no âmbito de um processo judicial em curso relacionado com a atividade da EDP – Energias de Portugal, a qual detém 82,6% do capital da EDPR, o Presidente do Conselho de Administração da EDPR, António Mexia, e o Vice-Presidente e CEO, João Manso Neto, foram ontem notificados sobre a aplicação da medida de coação de suspensão do exercício de funções na gestão ou administração em empresas do Grupo EDP, mantendo-se o processo em fase de inquérito”.

“Nesta data, o Conselho de Administração da EDPR decidiu nomear como novo membro da Comissão Executiva e Administrador Delegado Mancomunado o Eng. Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira, o qual é designado como responsável para coordenar os trabalhos desta comissão e pela interlocução com a EDP – principal acionista da EDPR”, lê-se no comunicado enviado ao mercado.

A equipa de gestão da EDPR mantém-se em funcionamento inteiramente normal e a exercer as suas funções “com o seu habitual e sereno sentido de missão para a criação de valor sustentável para os seus acionistas, nomeadamente no que respeita à execução da Agenda Estratégica 2019-2022 apresentada ao mercado em março de 2019 e a cujos objetivos continua inteiramente e inadiavelmente vinculada”, lê-se no comunicado.

Depois do Conselho Geral e de Supervisão da EDP ter confirmado Miguel Stilwell d’ Andrade como CEO interino, em substituição de António Mexia, é a vez de Rui Teixeira substituir João Manso Neto.

O mandato de António Mexia acaba no fim deste ano, pelo que a medida de coação aplicada pelo Ministério Público, que tem como limite 8 meses, vai traduzir-se numa saída definitiva do histórico CEO da EDP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.