O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que a Rússia avaliará a concessão de ajuda financeira à Grécia se o Governo de Atenas fizer um pedido nesse sentido.
“Se houver um pedido por parte do Governo grego, será desde logo estudado”, disse Lavrov, numa conferência de imprensa conjunta com o novo homólogo grego, Nikos Kotzias, com quem se reuniu em Moscovo.
O chefe da diplomacia russa acrescentou que “a situação financeira da Grécia” foi abordada no encontro que manteve com Kotzias.
Numa altura em que o novo Governo grego, dominado pelo partido antiausteridade Syriza, tenta negociar com a União Europeia um novo acordo que permita aliviar as duras medidas de austeridade impostas ao país em troca de dois empréstimos internacionais, a possibilidade do envolvimento de países externos à UE foi suscitada na terça-feira pelo ministro da Defesa grego, Panos Kamenos.
O ministro, que é também líder do parceiro de coligação do Syriza, o partido Gregos Independentes, afirmou numa entrevista que, na falta de um acordo com a Europa, Atenas tem um plano B que passa por pedir ajuda à Rússia, à China ou aos EUA.
OJE/Lusa