Rússia avaliará ajuda à Grécia se Atenas o pedir

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que a Rússia avaliará a concessão de ajuda financeira à Grécia se o Governo de Atenas fizer um pedido nesse sentido. “Se houver um pedido por parte do Governo grego, será desde logo estudado”, disse Lavrov, numa conferência de imprensa conjunta com o novo homólogo grego, […]

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que a Rússia avaliará a concessão de ajuda financeira à Grécia se o Governo de Atenas fizer um pedido nesse sentido.

“Se houver um pedido por parte do Governo grego, será desde logo estudado”, disse Lavrov, numa conferência de imprensa conjunta com o novo homólogo grego, Nikos Kotzias, com quem se reuniu em Moscovo.

O chefe da diplomacia russa acrescentou que “a situação financeira da Grécia” foi abordada no encontro que manteve com Kotzias.

Numa altura em que o novo Governo grego, dominado pelo partido antiausteridade Syriza, tenta negociar com a União Europeia um novo acordo que permita aliviar as duras medidas de austeridade impostas ao país em troca de dois empréstimos internacionais, a possibilidade do envolvimento de países externos à UE foi suscitada na terça-feira pelo ministro da Defesa grego, Panos Kamenos.

O ministro, que é também líder do parceiro de coligação do Syriza, o partido Gregos Independentes, afirmou numa entrevista que, na falta de um acordo com a Europa, Atenas tem um plano B que passa por pedir ajuda à Rússia, à China ou aos EUA.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.