[weglot_switcher]

Rússia controla Mar Negro e Ucrânia avisa para falta de cereais no mercado (com áudio)

Em entrevista ao programa “60 Minutos” da Austrália, o presidente ucraniano assumiu que as tropas russas já controlam o Mar Negro e que isso vai fazer com que existia falta de cereais nos continentes mais próximos.
2 Maio 2022, 09h55

O presidente ucraniano admitiu esta manhã que a Ucrânia pode perder o acesso a milhões de toneladas de cereais devido ao bloqueio russo do Mar Negro. Para Volodymyr Zelensky, de acordo com a “Reuters”, a falta de cereais na Ucrânia pode desencadear uma crise alimentar na Europa, Ásia e África.

“A Rússia não deixa os navios entrarem ou saírem. Está a controlar o Mar Negro”, contou Zelensky ao programa australiano “60 Minutos”, citado pela “Reuters”.

O líder ucraniano acredita mesmo que “a Rússia quer bloquear completamente a economia do nosso país”.

É importante relembrar que a Rússia controla atualmente a Crimeia, desde 2014, e mais recentemente as cidades de Donetsk e Luhansk, além de muitos relatórios darem o controlo total da cidade de Kherson também ao país de Vladimir Putin. Assim, e sendo cidades que fazem fronteira com a Rússia e com o Mar Negro, significa que as tropas russas controlam os portos do país vizinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.