[weglot_switcher]

Rússia diz que negociações de paz não progrediram o suficiente para um encontro de líderes

Segundo o negociador-chefe da Rússia a posição do Kremlin “sobre a Crimeia e Donbas permanece inalterada”.
  • Media da Presidência Russa/HANDOUT via Lusa
3 Abril 2022, 09h48

O negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky disse que a posição da Rússia sobre a Crimeia e Donbas permanece inalterada e que as negociações de paz não avançaram o suficiente para uma reunião de líderes.

“O rascunho do acordo não está pronto para ser submetido a uma reunião no topo. Repito várias vezes: a posição da Rússia sobre a Crimeia e Donbas permanece inalterada”, referiu Medinsky numa publicação no “Telegram” citada pelo “The Guardian”.

Os comentários de Medinsky refutam a divulgação de relatórios anteriores onde Moscovo sugeria que Rússia e Kiev teriam alcançado um acordo “verbal” com as principais propostas ucranianas.

Por sua vez, um negociador ucraniano David Arakhamia disse aos jornalistas no sábado que a Rússia “deu uma resposta oficial a todas as posições, de que aceitam a posição (ucraniana), exceto na questão da Crimeia (que foi anexada pela Rússia em 2014)”.

A guerra começou há pouco mais de um mês e até ao momento e mais de 4,1 milhões pessoas fugiram da Ucrânia. Na sexta-feira, por exemplo, um total de 6.266 pessoas foram evacuadas das regiões de Donetsk, Luhansk e Zaporizhzhya.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.