Rússia diz que responderá “adequadamente” a expulsão de dois diplomatas da Alemanha

O Governo alemão classificou hoje como ‘personae non gratae’ dois diplomatas russos, pouco depois de um tribunal berlinense ter condenado a prisão perpétua um cidadão russo que, em pleno dia, assassinou um opositor tchetcheno na capital alemã em 2019.

A Rússia anunciou hoje que responderá “adequadamente” à expulsão de dois diplomatas russos da Alemanha, após a sentença do chamado “assassínio do Tiergarten”, hoje conhecida.

“As ações hostis de Berlim não ficarão sem uma resposta adequada”, afirmou, no seu canal do serviço de mensagens Telegram, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, anunciando para breve a divulgação de uma declaração oficial de Moscovo.

O Governo alemão classificou hoje como ‘personae non gratae’ dois diplomatas russos, pouco depois de um tribunal berlinense ter condenado a prisão perpétua um cidadão russo que, em pleno dia, assassinou um opositor tchetcheno na capital alemã em 2019.

O tribunal deu como provado que o assassino agiu seguindo instruções dos serviços secretos russos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, convocou o embaixador russo na Alemanha e informou-o da expulsão de dois membros do pessoal diplomático da embaixada.

A chefe da diplomacia alemã afirmou que atos como o assassínio do opositor tchetcheno representam “um grave obstáculo” ao tipo de comunicação que, no seu entender, deve existir entre a Rússia e a Alemanha.

Em 2019, alguns meses após o crime, Berlim tinha já expulsado dois diplomatas russos por “não contribuírem” para o esclarecimento do caso.

Recomendadas

Ucrânia: Banco Mundial concede mais 540 milhões de euros a Kiev

O Banco Mundial anunciou que irá conceder um apoio adicional no valor de 530 milhões de dólares (540,6 milhões de euros) para permitir à Ucrânia “responder às necessidades urgentes causadas pela invasão russa”.

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.

“Café com o CEO”. Assista à conversa com o Dr. Luís Teles, em direto a partir de Luanda

“Café com o CEO” é uma iniciativa promovida pela empresa angolana E.J.M, fundada por Edivaldo Machado em 2012, que procura dar a conhecer os líderes que estão a dar cartas em Angola e outros países da Lusofonia. Assista à sessão em direto de Luanda, capital angolana.
Comentários