[weglot_switcher]

Rússia está a queimar gás que não envia para a Europa, diz a NASA

As chamas são visíveis a partir da Finlândia, de acordo com as declarações de civis. O procedimento pode estar relacionado com o embargo parcial da Europa ao gás russo.
8 Agosto 2022, 18h00

A Rússia está a queimar gás natural, agora que não consegue exportá-lo para os países europeus. De acordo com as imagens recolhidas pelo sistema de monitorização de incêndios da NASA, as chamas levantam-se na estação compressora de Portova, da companhia russa Gazprom, desde o dia 17 de junho, noticia o diário espanhol “El Mundo“.

O procedimento pode estar relacionado com a falta de capacidade de armazenamento para tal quantidade de gás, depois do embargo parcial da Europa à compra daquela fonte de energia, vinda da Rússia.

As instalações ficam de tal forma perto da fronteira russa com a Finlândia, que as chamas são visíveis daquele país, segundo conta o canal de televisão finlandês “Yle”, suportado em depoimentos de civis, que aos jornalistas garantem ter visto as chamas.

A queima de gás passa pela destruição controlada e deliberada do mesmo, sendo que a NASA reitera que não recolheu imagem de chamas que indiciassem os mesmos atos antes do mês de junho.

Recorde-se que a Finlândia não recebe gás natural russo desde o mês de maio, depois de se ter recusado a efetuar os pagamentos em rublos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.