[weglot_switcher]

Rússia expulsa 35 diplomatas americanos

De acordo com o que se previa, esta sexta-feira, Vladimir Putin deu seguimento à expulsão dos diplomatas russos por parte de Barack Obama. E respondeu na mesma moeda.
  • Vladimir Putin
30 Dezembro 2016, 11h37

A Rússia anunciou hoje que vai expulsar 35 diplomatas norte-americanos, depois de o ainda presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter decido expulsar 35 diplomatas russos e a sancionar nove entidades e indivíduos.

Num discurso de Sergei Lavrov, citado pela agência France Press, “o ministério dos Negócios Estrangeiros (…) propôs ao presidente russo declarar persona non grata 35 diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Moscovo e quatro diplomatas do consulado geral americano em São Petersburgo”.

O ministério dos Negócios Estrangeiros russo também propôs proibir que os diplomatas americanos utilizem uma casa de campo perto de Moscovo e um edifício usado como depósito na capital. “A reciprocidade é a regra da diplomacia nas relações internacionais”, acrescentou Lavrov, que diz não ter conseguido deixar o “ataque” sem resposta.

Em comunicado divulgado ontem, Barack Obama informou que as ações vêm em resposta à perseguição “agressiva” a norte-americanos e a operações cibernéticas que visaram os EUA.

O ainda presidente norte-americano adiantou que “emitiu uma ordem executiva que fornece autoridade adicional para responder a certos tipos de atividade cibernética que visam interferir ou minar o nosso processo eleitoral e instituições, ou os dos nossos aliados e parceiros”

“Todos os americanos devem ficar alarmados com as ações da Rússia”, sublinhou. Obama referiu que sancionou nove entidades e indivíduos: a GRU e o FSB, duas agências russas; quatro agentes da GRU; e três empresas que forneceram apoio material às operações.

Com o intuito de ficar a par dos desenvolvimentos sobre as alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais de novembro, Donald Trump adiantou que convocou uma reunião com os serviços secretos norte-americanos. Estima-se que o relatório completo sobre a investigação da CIA seja apresentado nos próximos dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.