[weglot_switcher]

Rússia vai cortar fornecimento do gás à Polónia a partir desta quarta-feira. Varsóvia garante ter reservas

Governo polaco confirmou esta tarde a decisão da Rússia de suspender o fornecimento de gás. Corte deverá ser aplicado a partir desta quarta-feira.
  • Bloomberg
26 Abril 2022, 17h07

A Federação russa vai interromper o fornecimento de gás à Polónia a partir de amanhã, 27 de abril depois do país anunciar que não irá pagar o abastecimento desta commodity em rublos, tal como exigido por Vladimir Putin.

De acordo com o governo polaco, citado pelo “The Guardian”, o fornecimento será interrompido a partir das 8h da manhã desta quarta-feira, na sequência das notícias de que a Polónia iria avançar com o pacote de sanções contra 50 entidades e indivíduos russos como punição por ter invadido a Ucrânia. A confirmação surge depois do portal polaco “Onet” ter noticiado de que o fornecimento de gás tinha sido interrompido com base em fontes governamentais polacas e da Indústria Polaca do Gás e Petróleo (PGNiG).

Durante uma conferência de imprensa, que decorreu momentos esta tarde, os ministros garantiram ter reservas de gás suficientes para resistir à interrupção, mas acusaram a Gazprom de quebra de contrato. Até ao momento, da parte da Rússia, não foi comunicada nenhuma decisão oficial sobre o interrupção do fornecimento de gás ao país.

A notícia pressionou os mercados e fez o preço do gás natural na Europa disparar 6,639% para 99 euros por megawatt/hora (MWh), esta terça-feira.

Recorde-se que no dia 30 de março, Vladimir Putin anunciou que o fornecimento de gás russo teria que ser pago, a partir de 1 de abril, em rublos e não em dólares ou euros. Se não o fizerem, tal será considerado uma quebra de contrato e o fornecimento será suspenso, segundo o decreto assinado pelo presidente Rússia que envia um alerta claro à Europa, dependente em um terço do gás de Moscovo.

Os compradores deverão depositar numa conta especial no banco da Gazprom, a energética estatal russa, o dinheiro em moeda estrangeira, que será utilizado para a compra de rublos. Estes serão reenviados aos compradores de gás de forma a que possam concluir os pagamentos.

Segundo os analistas do XTB, o índice polaco W20 caiu para mínimos de 8 de março e “está a tentar quebrar abaixo da zona de suporte nos 1.900 pts”, referindo ainda que também o zloty está a reagir em baixa, e o par USDPLN ultrapassou a marca dos 4,40.

 

Notícia atualizada às 19h12 com mais informações

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.