[weglot_switcher]

Rússia lança maior navio quebra-gelo de energia nuclear

O barco é alimentado por dois reatores nucleares e é capaz de quebrar blocos de gelo de até três metros de espessura.
25 Setembro 2017, 15h33

A Rússia já lançou à água o maior navio quebra-gelo do mundo movido a energia nuclear. A cerimónia de lançamento do barco chamado Sibir (Sibéria, em russo) aconteceu no final da semana passada e reuniu uma multidão em torno dos 173 metros do navio.

Lançado à água no Estaleiro do Báltico, na cidade russa de São Petersburgo, o gigante das zonas geladas pesa 33.500 toneladas e foi projetado para transportar carga ao longo da rota do Mar do Norte. O barco é alimentado por dois reatores nucleares e é capaz de quebrar blocos de gelo de até três metros de espessura. As suas potencialidades têm sido vistas com um dos maiores avanços do país no sentido de reforçar o seu poder no Ártico, pelas oportunidades a nível dos minerais e a sua importância estratégica.

A agência noticiosa russa Tass refere que os ‘três grandes’ do gelo são o Sibir, o Arktika e o Ural. Os barcos em causa fazem parte do conjunto de quebra-gelo nucleares, a classe LK-60Ya, formalmente conhecida como “Projeto 22220”. Trata-se da iniciativa de construção naval que é caracterizada como sendo o maior impulso militar da Rússia desde a queda da União Soviética.

“A energia nuclear garante a liderança incontestável da Rússia no extremo norte”, afirmou Vyacheslav Ruksha, responsável da empresa estatal que administra os navios, Atomflot, em declarações citadas pelas agências internacionais. “Mas, só com um quebra-gelo nuclear, o nosso país pode revelar completamente todas as possibilidades e vantagens da passagem do Norte para o mundo”, argumentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.