[weglot_switcher]

Imagem com ingredientes de Nutella surpreende e torna-se viral

Utilizador do Reddit colocou num frasco os ingredientes da Nutella seguindo as proporções da receita. Veja a imagem que se está a tornar viral nas redes sociais.
20 Janeiro 2017, 11h52

A Nutella tem estado envolvida em polémica pelo uso de óleo de palma, um ingrediente que quando refinado a mais de 200º é potencialmente cancerígeno. Por causa das dúvidas, um utilizador do Reddit que se identifica como Mr. Flow resolveu colocar num frasco todos os ingredientes utilizados para fazer o creme de avelãs, em estado original e nas proporções corretas. O resultado é, no mínimo, interessante.

No frasco podem ver-se os cinco principais ingredientes da Nutella por camadas: óleo de palma, leite desnatado em pó, chocolate, avelãs e açúcar. A quantidade de açúcar (quase metade do frasco) é o que mais se destaca na experiência. A imagem tornou-se viral nas redes sociais e a publicação já tem quase 29 mil pontos e 1500 comentários em apenas cinco dias.

What Nutella is actually made of. from interestingasfuck

A experiência é interessante, mas também levanta várias questões em relação aos ingredientes do famoso creme de avelãs. De acordo com a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o açúcar em excesso faz aumentar o risco de dependência dos consumidores face a produtos açucarados, bem como a probabilidade de desenvolver doenças como excesso de peso, diabetes, cáries dentárias ou problemas de coração. Este vídeo, publicado pelo Daily Mail, mostra o que o açúcar faz ao corpo.

 

 

Para além da questão do açúcar, o creme de avelãs Nutella tem estado envolvido em polémica desde que um estudo da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA na sigla em inglês) alertou para os riscos de contaminantes como o glicidol, ou GE, que são libertados durante a refinação a mais de 200º do óleo de palma e que têm potencial cancerígeno e genotóxico.

No entanto, a empresa italiana detentora da marca, a Ferrero, refutou as acusações explicando que utiliza óleo de palma refinado a temperaturas mais baixas para diminuir os riscos para a saúde. “O óleo de palma usado pela Ferrero é seguro porque vem de frutas espremidas na hora e é processado a temperaturas controladas”, afirmou o porta-voz da empresa, Vincenzo Tapella.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.