Premium‘Sábio’ alemão queria juros a subir já no verão do ano passado

Volker Wieland defende que o BCE poderia estar já mais adiantado e agora avançar com mais moderação, dado que subida da inflação era “notória” já no ano passado. Taxa de 3% não vai resolver problema.

O ambiente de subida dos juros é agora claro na zona euro, mas o ‘sábio’ alemão Volker Wieland gostaria de ter visto este ciclo arrancar mais cedo. O economista projeta que as taxas de referência ainda terão de subir bastante, sublinhando que, com a inflação nos níveis atuais, a taxa real permanece profundamente negativa, mesmo com as mais recentes decisões do Banco Central Europeu (BCE).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários