[weglot_switcher]

Sacos para frutas e legumes vão passar a ser pagos pelos clientes (com áudio)

A lei previa a proibição dos sacos ultraleves, mas o Governo recuou na intenção e vai avançar para a cobrança dos sacos transparentes que os clientes usam para a fruta, legumes e pão.
31 Maio 2023, 07h51

Os supermercados dispõem atualmente de apenas um tipo de sacos que não se pagam, mas isso prepara-se para mudar já amanhã. O Governo vai avançar para a cobrança dos sacos de plástico ultraleves (transparentes) que os clientes das superfícies comerciais usam para a fruta e legumes, adianta o “Jornal de Notícias”.

Este tipo de sacos era para ser proibido a partir de amanhã mas o Governo decidiu recuar na sua intenção e avança para um modelo semelhante do que fez em 2015, aquando da cobrança dos sacos leves.

Questionado pelo diário sobre a proibição da disponibilização deste tipo de sacos e recipientes de plástico de uso único, o Ministério do Ambiente e Ação Climática explicou que o Governo está “a ultimar o diplomar que prevê a alteração desta norma”.

Foi em 2015 que o Governo português começou a cobrança pelos sacos leves (sacos de asas dos supermercados), aplicando um valor de oito cêntimos com o acréscimo da taxa IVA, num valor total de dez cêntimos. Desde então, o Estado amealhou 2,1 milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.