[weglot_switcher]

Sacyr Somague ganha empreitada de 20,8 milhões de euros nos Açores

A construtora lidera o consórcio, com 60% de participação, que assinou o contrato para a construção das obras de reparação dos molhes dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
29 Março 2022, 15h43

A construtora Sacyr Somague ganhou uma empreitada no valor de 20,8 milhões de euros para desenvolver obras nos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

“A Sacyr Somague lidera o consórcio, com 60% de participação, que assinou o contrato de quase 21 milhões de euros para a empreitada de construção das obras de reparação dos molhes dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria – Região Autónoma dos Açores”, revela um comunicado da construtora.

Esta empreitada tem um prazo de execução da obra de 33 meses esta empreitada e foi adjudicada pela Portos dos Açores, tendo como objetivo “realizar um conjunto de obras que permita regularizar e melhorar as capacidades operacionais dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, danificadas pela passagem do furacão Lorenzo”, adianta o referido documento.

“As áreas de intervenção abrangem o molhe do porto de comércio, a estrada de acesso ao molhe do porto de comércio, o terrapleno e acessos interiores (comércio e pesca) e o molhe e a entrada do porto de recreio”, esclarece o mesmo comunicado.

Os responsáveis da Sacyr Somague adiantam que, no âmbito da empreitada, o consórcio irá realizar trabalhos de reabilitação do molhe do comércio – obra de proteção exterior, assim como terrapleno e cais; reperfilamento da estrada de acesso; reordenamento do estacionamento e acessos; edifício de operações e portaria; reparação e reforço do molhe do porto de recreio; reforço da fundação do pilar extremo do cais ‘ferry’; rede de águas; e instalações elétricas.

“Além desta empreitada a Sacyr Somague tem em curso também na Região Autónoma dos Açores a empreitada de construção de rampa para navios ‘Ro-Ro’ [para embarque e desembarque de automóveis] e ‘ferry’ e obras complementares para melhoria da operacionalidade e do abrigo do porto das Pipas, Angra do Heroísmo, com um valor já contratualizado de cerca de 17 milhões de euros e a empreitada de construção de novas instalações para a Escola Básica Integrada de Arrifes, em São Miguel, com o valor contratual de mais de 12 milhões de euros”, assinala a administração da construtora.

Ainda nos Açores, “a Sacyr Somague está a desenvolver na ilha das Flores as empreitadas de requalificação do porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, para aumento da capacidade de transporte de passageiros, e a empreitada de proteção de emergência ao terrapleno portuário e cais a -5M (ZH) do porto das Lajes das Flores no âmbito dos prejuízos decorrentes do Furacão Lorenzo, assumindo nestas obras a liderança dos consórcios executantes”.

“Está também em curso a obra, desenvolvida em consórcio, de construção de ponte cais no porto das Lajes das Flores no âmbito dos prejuízos decorrentes do Furacão Lorenzo. No seu conjunto, estas empreitadas têm um valor de mais de 46 milhões de euros”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.