Sage lança guia para contabilistas chegarem ao sucesso na era digital

A empresa de software de gestão considera que existem sobretudo quatro metas a cumprir: atrair e reter talentos, modernizar a cultura empresarial, assumir a transformação digital e colocar a teoria em prática. Saiba como conquistar (ou ser) o contabilista 2.0.

A empresa de software de gestão Sage lançou um guia prático para contabilistas intitulado “Accounting for Change” (“Contabilidade para Mudança”), suportado por quatro pilares de abordagem à profissão: talento, cultura, preparação e implementação da mudança digital (que correspondem aos quatro capítulos deste novo e-book).

De acordo com a Associação de Técnicos de Contabilidade (AAT, sigla em Inglês) a maioria dos contabilistas (89%) acredita que os avanços tecnológicos são positivos para a profissão, enquanto 75% diz que a tecnologia tornou o seu trabalho mais fácil ou facultou mais tempo para outras tarefas.

Também o relatório “Practice of Now”, elaborado pela Sage, apontou que 83% dos clientes estão a exigir mais dos contabilistas do que há cinco anos, enquanto 42% espera destes profissionais estratégias e conselhos de negócios além das tradicionais responsabilidades financeiras. Com base nestes números, a tecnológica britânica quis detalhar as oportunidades que a transformação digital pode trazer aos profissionais deste segmento de atividade.

“Ao longo dos últimos 20 anos, a tecnologia transformou para sempre a forma como vivemos e trabalhamos. Isto acontece especialmente numa das profissões mais antigas do mundo, a de contabilista”, refere Jennifer Warawa, vice-presidente executiva de Partners, Accountants & Alliances da Sage.

Tendo em conta a gama de capacidades que o ‘Contabilistas 2.0’ precisa de ter – competências tecnológicas, comunicação, gestão de projetos e habilidades de construção de relações –, esta empresa de sistemas de gestão sugere: “Recrute a partir de um grupo mais amplo e lembre-se de que uma empresa pode encontrar força através da diversidade; considere nomear aprendizes ou direcionar as alavancas escolares; Recrute de uma ampla gama de universidades e faculdades com graus variados; Experiência em diferentes indústrias é valiosa, especialmente aqueles com skills em atendimento ao cliente”.

Quais são as chaves para o sucesso do ‘contabilista do futuro’?

Atrair e reter talentos – O setor de contabilidade é um dos vários a enfrentar “uma guerra de talento”. Associado a isto, o papel do contabilista tornou-se numa profissão de serviço, focada em proporcionar a melhor experiência possível ao cliente e fomentar relações de colaboração estratégicas. É importante ter em conta que deve recrutar um grupo de talentos cada vez mais diversificado, seguir uma estratégia clara no campo da retenção e assumir as novas tecnologias como a chave para corresponder às novas exigências dos clientes.

Modernizar a cultura empresarial – À medida que a aplicação da tecnologia cresce, em conjunto com os requisitos variáveis dos clientes, os contabilistas devem proporcionar uma gama alargada de serviços. No centro desta transformação, que acolhe uma nova geração a entrar na força de trabalho, as relações entre contabilistas, colaboradores e os clientes mantém-se mais importante do que nunca.

Assumir a realidade da transformação digital – Não se pode ignorar a mudança tecnológica a ocorrer em todos os setores, mas mais especificamente, na profissão de contabilista. Até 2020, prevê-se que as principais tarefas de contabilidade relacionadas com auditoria, pagamento de salários e impostos sejam totalmente automatizadas através de tecnologia baseada em Inteligência Artificial. O sucesso estará assim dependente do planeamento do futuro, por parte dos líderes empresariais.

Colocar a teoria em prática, abraçando a mudança de paradigma – Desde a construção da marca que irá atrair novos negócios e talentos, até à eliminação do défice de competências e ao acompanhamento da maior revolução tecnológica desta profissão, alguma vez vista. Os quatros passos práticos que qualquer profissional de contabilidade deve seguir para tornar efetiva esta transformação são a adoção de uma mentalidade baseada na tecnologia, o investimento em novos talentos, tornar-se uma empresa 360º e foco nos mercados nicho.

Recomendadas

Controlar despesas? Siga esta cinco estratégias

Organizar o orçamento familiar e analisar as despesas com maior peso mensal são dois passos essenciais para planificar a sua vida financeira. Conheça algumas estratégias e ferramentas para fazer frente à atual “avalanche” de aumento de preços e proteger a sua carteira.

Sabe se vai compensar mudar para o mercado regulado do gás? A Deco lança calculadora

Com esta calculadora, pode introduzir a quantidade de gás natural que habitualmente consome, consultando a última fatura, e indicar o número de dias a que essa fatura se refere. Basta depois copiar os dados da fatura para a calculadora e obtém, de imediato, o custo que teria em igual consumo e igual período de faturação no mercado regulado a partir de outubro.

Um senhorio pode aumentar a renda em mais de 50%? Saiba aqui

O aumento da renda da casa é uma das preocupações mais comuns e que, na verdade, resulta da subida da inflação. Mas, apesar de haver algumas exceções, dependendo de contrato para contrato, os senhorios têm de respeitar algumas regras para proceder ao aumento da renda.
Comentários