Em caso de acidente com um produto químico, como por exemplos ambientadores do ar, produtos de limpeza, produtos de jardinagem, entre outros…, pode ser importante identificar o código caracterizado por UFI ou “identificador único de fórmula”. Este código é apresentado obrigatoriamente nas embalagens deste género de artigos.
O código em questão é composto por 16 caracteres que traduzem informações importantes sobre um determinado produto tóxico e pode apresentar-se, por exemplo, afixado num autocolante. Dependerá do tipo de embalagem, uma vez que existem vários formatos e tamanhos. Em todos os formatos deve estar bem visível, próximo do nome comercial ou na designação sobre os riscos do produto.
Se ainda não encontrar este código em algum destes produtos, saiba que, apesar da lei ter sido implementada em 2021, as empresas têm até 2025 para proceder à retificação dos rótulos dos produtos lançados antes de 2021. Porém, alguns produtos de cosmética ou farmacêuticos não estão abrangidos nesta obrigatoriedade.
A inserção deste género de códigos em produtos tóxicos provém da necessidade de se conhecer antecipadamente este perigo por forma a administrar, rapidamente, algum tipo de tratamento necessário em caso de acidente.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Consulte o site da DECO.