Estamos a chegar ao Verão e todos querem estar em forma. Dietas de emagrecimento milagrosas e mitos sobre como perder peso ou sobre o que “faz engordar” são muitos.
Beber água às refeições engorda
Como não contém calorias, a água não faz perder nem ganhar peso. Beber água entre as refeições preenche momentaneamente o estômago e assim pode ajudar a “enganar” a fome. Este é um mito que precisa de prova.
Beber água em jejum emagrece
Este é outro mito sobre o consumo de água. É sabido que um grande copo de água ao levantar ajuda a evitar a prisão de ventre e os cálculos renais. Porém, afirmar que contribui para perder peso carece de prova.
O que não é mito, mas pura verdade é que beber, pelo menos, um litro de água por dia permite uma boa hidratação, ajuda a pele a ficar mais macia, brilhante e com menos estrias e celulite, além de ter outras funções muito importantes.
Não comer fruta à noite
Esta afirmação também necessita de justificação científica. Os nutricionistas recomendam o consumo de cinco porções de frutas e de legumes durante o dia, por isso, é normal reservar alguns para o jantar. Como o jantar deve ser leve, estes alimentos são muito apropriados.
A fruta pode ser comida sempre que apetecer
A fruta é um bom alimento, mas, de preferência, não deve ser ingerida isoladamente. Deve ser consumida no fim do almoço e do jantar ou como acompanhamento do pão em refeições intercalares.
Para emagrecer deve-se deixar de comer pão
O pão, sobretudo o de mistura, e a broa são bons e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação, em função das necessidades individuais diárias. Apesar de haver uma diferença muito significativa no aporte energético entre os diversos tipos de pão, na maior parte das vezes, o problema resulta daquilo que se coloca dentro ou em cima dele.
Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.