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Saiba como aproveitar a “tralha” para dar novas vidas aos objetos

Todos nós acumulados produtos, muitos dele de plástico, que acabam no contentor de resíduos e raramente procuramos dar-lhe outros caminhos, como a reutilização ou reparação.
10 Abril 2023, 07h45

Passada a época festiva da Páscoa, abrimos a época das limpezas de Primavera.

Vamos então arrumar a casa? Todos acumulamos bens que já não usamos. A chamada “tralha” pode ser o princípio de tanta solução positiva para a Terra e para a nossa carteira.

Todos nós acumulados produtos, muitos dele de plástico, que acabam no contentor de resíduos e raramente procuramos dar-lhe outros caminhos, como a reutilização ou reparação. Por exemplo, a roupa em perfeitas condições que já não usámos ou não nos serve poderá partilhada com amigos, familiares ou instituições de solidariedade. Mesma aquelas peças de vestuário já gastas poderão ser renovadas como panos para limpeza.

E são tantos os gestos simples de dar novas vidas aos objectos. É só dar largas à imaginação e arregaçar as mangas: aproveitar recipientes e frascos para guardar compotas, especiarias, mercearia, pregos, parafusos e outras peças. Recuperar peças de mobiliário, aproveitar material de escritório e papel, não desperdiçar sobras alimentares… enfim, ideias não faltarão a todos os consumidores.

É urgente reparar eletrodomésticos, outros equipamentos e produtos. A via da reparação é gratuita do período da garantia e é sempre possível. A troca imediata do bem não é a solução mais sustentável. Com a reparação do produto consegue-se evitar o desperdício.

Finalmente, não se esqueça da reciclagem! Uma máquina de lavar tem metal e plástico que podem dar origem a novos produtos, caixas de cartão que podem ser transformadas em novas caixas ou em papel higiénico, metal de uma lata que pode vir a ser incorporado num carro.

Repensando o consumo, reutilizando, reparando e reciclando estamos a diminuir a nossa pegada ecológica e proteger o planeta. Um pequeno gesto do consumidor pode contribuir para que todos, produtores, distribuidores, empresas, retalhistas, famílias, mudem o seu comportamento.

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