Saiba como comprar e servir um bom espumante

Compare preços e tipos de espumante. Recordamos que denominação Vinho Espumante de Qualidade ou designações do tipo Reserva podem não ser uma garantia de qualidade.

Faça lista das ementas

Comemore as Festas com Espumante Nacional

É comum chamar-se Champanhe a qualquer vinho espumante, porém, o nome Champagne só pode ser atribuído ao vinho espumante produzido na região francesa com o mesmo nome.

Por cá, temos bons espumantes, produtos nacionais a preços acessíveis ao bolso dos portugueses.

Oferecemos-lhe algumas dicas de compra:

Procure comprar o espumante numa loja com uma climatização adequada, de preferência onde as garrafas estejam deitadas e ao abrigo da luz.

Leia o rótulo para se certificar de que está a comprar mesmo o que quer e veja o estado da garrafa: deve estar cheia.

Compare preços e tipos de espumante. Recordamos que denominação Vinho Espumante de Qualidade ou designações do tipo Reserva podem não ser uma garantia de qualidade.

Já em casa, conserve-o com segurança:

O vinho espumante perde qualidades quando guardado demasiado tempo. Portanto, para ter algumas garrafas de reserva, coloque-as num local escuro (por exemplo, na cave), onde a temperatura seja constante, de preferência entre os 12 e 14ºC e deitadas.

O local de armazenamento deve ser ventilado e pouco húmido (humidade relativa abaixo dos 75%). Caso contrário, podem surgir bolores que danificam os rótulos e as rolhas.

Se não for possível guardar o espumante nestas condições, compre apenas garrafas que preveja utilizar brevemente.

E agora vamos servir:

O espumante deve ser servido a uma temperatura entre os 6 e 8ºC. Para obter esta temperatura, coloque o vinho num recipiente com água e gelo durante 15 a 20 minutos. Se preferir o frigorífico, 3 a 4 horas deverão ser suficientes. Não ponha a garrafa no congelador: pode esquecer-se e ela pode rebentar.

Depois de retirar a garrafa do recipiente ou do frigorífico, incline-a ligeiramente e distorça a argola do açaime. Remova-o juntamente com a cápsula que envolve a rolha (se a rolha estiver a sair, retire tudo de uma vez). Pegue na garrafa com uma mão e, com a outra, segure a rolha. Rode a garrafa (se rodar a rolha, esta pode partir-se). A rolha deve sair lentamente e com pouco ruído. Também pode optar por um saca-rolhas específico para vinhos espumantes. Estes equipamentos não são baratos, mas alguns conseguem resultados muito positivos.

Prefira usar copos de vidro altos e estreitos. Além de permitirem observar a “corrida” das bolhas, fazem com que o líquido perca pouco gás ao cair.

Encha os copos até pouco mais de meio, evitando que a espuma transborde.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA presencialmente em Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários