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Saiba como distinguir conteúdos credíveis de “fake news”

A DECO deixa-lhe aqui algumas dicas para poder distinguir estes conteúdos online.
16 Fevereiro 2022, 16h30

Apresentadas como FAKE NEWS ou poluição informativa são todas as informações cujo conteúdo não corresponde à verdade, ou sem a intenção de causar dano ou mesmo propositadamente falsas com o objetivo de prejudicar o consumidor, estamos perante mensagens falsas que são divulgadas de forma a provocar o pânico. Se, por um lado, possam haver informações incorretas que não prejudicam ninguém, por outro, existem grandes consequências associadas a algumas situações.

Mas afinal como pode o consumidor identificar uma informação falsa? Deixamos-lhe alguns passos:

  1. Pesquise a fonte de informação – quem está a divulgar os factos e verifique se é entidade é credível. Pesquise sobre o seu site, sua missão e os respetivos contactos;
  2. Verifique o autor da notícia. Faça uma pesquisa para verificar se existe mesmo esse autor.
  3. Verifique a data da notícia. Muitas notícias antigas que perdem já o seu o sentido circulam na internet como se fossem atualidade.
  4. Pesquise, caso existam outras fontes citadas ou associadas ao assunto. Veja também a credibilidade das mesmas.
  5. Não fique somente pelos títulos das notícias. Leia todo o conteúdo antes de retirar uma conclusão. Por vezes o título é manipulado para levar o consumidor a abrir a notícia.
  6. Questione as suas ideias primeiramente e procure mais informação. Por vezes, consoante as nossas experiências e vivências, compreendemos a informação de forma errada.
  7. Fale com os entendidos na matéria em causa. Procure saber mais através de quem sabe mais sobre aquele conteúdo em questão.

Estas são as regras de ouro para não ser “enganado” pelas fake news. Seja um consumidor mais atento e protegido.

Se precisar de ajuda, conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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