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Saiba como evitar ser alvo de fraude digital

Se foi alvo de fraude nos seus investimentos financeiros ou conhece alguém que tenha sido, faça denúncia junto da nossa plataforma GASDECO.NET.
19 Setembro 2022, 16h30

O que é uma fraude digital?

A fraude é um ato de má-fé com intuito de enganar os consumidores para garantir benefícios próprios ou de terceiros. No caso da fraude online ou digital esse ato ilegal usa meios tecnológicos, como o correio eletrónico ou as redes sociais, para concretizar esquemas fraudulentos, propagando falsas iniciativas para atrair investimentos.

Como evitar ser alvo de fraude?

O consumidor deve se cauteloso e proteger os seus investimentos financeiros:

  • Ao receber um contacto online, verifique se está perante uma entidade autorizada a operar em Portugal;
  • Faça pesquisa sobre a empresa e o produto publicitado e em caso de dúvida pode sempre ligar com a CMVM;
  • Solicite sempre por escrito a informação sobre o produto e as suas caraterísticas de comercialização;
  • Não se precipite na tomada de decisão. Reflita, informe-se e
  • não subscreva, nem assine nenhum documento sem estar totalmente seguro e esclarecido;
  • Não partilhe informações pessoais ou bancárias através do correio eletrónico, redes sociais, telefone ou mensagens de contatos não solicitados;
  • Desconfie sempre que lhe apresentam apenas benefícios do seu investimento e nunca são mencionados possíveis riscos associados, como sejam a perda do capital, juros, penalizações.

 

Técnicas mais comuns para iludir e atrair o consumidor:

  • As mensagens utilizam de forma abusiva a imagem das entidades reguladoras e fiscalizadoras, tais como Banco de Portugal, CMMV, entre outros;
  • Os conteúdos recorrem a testemunhos falsos, designadamente de celebridades;
  • A maioria dos perfis divulgados nas plataformas digitais são falsos;
  • A mensagem divulga vários vídeos vitoriosos, repletos de falsos relatos de sucesso , como “ fiquei rico em pouco tempo” , “  tripliquei o investimento”, …
  • Os emissores dessas mensagens garantem ao consumidor sucesso no investimento, nomeadamente através da obtenção de lucros superiores ao praticado no mercado convencional.

 

Sinais de alerta que deve ter presente

  • Se não encontrar o nome da entidade em questão no site da CMVM duvide. Certamente esta não está registada, nem autorizada a prestar serviços em território nacional;
  • Publicidade de ofertas extraordinariamente boas, irreais e promessas de retorno muito acima da prática do mercado;
  • Pedido urgente (muito urgente!) de transferência de dinheiro, argumentando que a oferta tem um prazo limitado e que o prémio só será atribuído em caso de subscrição imediata do produto.

 

 Como agir se for alvo de fraude?

Se foi alvo de fraude nos seus investimentos financeiros ou conhece alguém que tenha sido, faça denúncia junto da nossa plataforma GASDECO.NET.  Ajudamo-lo a denunciar a situação junto das entidades competentes.

Caso pretenda fazer investimentos financeiros seguros procure ajuda juntos de especialistas para que o orientarem e aconselhem. Não tome decisões precipitadas, nem sob pressão. Decisões irrefletidas podem comprometer o seu património individual ou familiar.

 

Informe-se connosco.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

 

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