Saiba como investir em moeda digital (e não é só a bitcoin)

As criptomoedas estão cada vez mais na moda, mas é preciso saber onde e como investir. Quanto às escolhas, a bitcoin já deixou de ser a única opção. É a mais valiosa, mas pode não ser a que tem maior potencial de valorização.

Nunca se falou tanto de moedas criptográficas ou moedas digitais como agora. Se a moda se tornou generalizada com a bitcoin, a hegemonia da primeira foi abalada pela chegada de irmãs mais novas como a Ethereum, a Litecoin, a Ripple ou a Stratis. Estas moedas batem recordes diariamente e estão a tornar-se no ouro moderno, mas para entrar neste jogo é preciso conhecer as regras.

Comprar criptomoedas pode ser confuso porque não funciona como a maioria dos investimentos. Em vez de comprar ações, por exemplo, o investidor adquire tokens, uma espécie de códigos digitais que representam as moedas.

Para saber a cotação das moedas digitais, bem como comprar e vender moeda, existem portais específicos para o efeito. Alguns exemplos são o CoinMarketCap, o Coinbase, o Kraken, o BTC ou o CryptoPay. Para começar, os investidores têm de criar uma conta num destes sites, associar-lhe uma forma de pagamento e, depois de todas as verificações de segurança, criar uma carteira (wallet) de moedas digitais.

Quanto às escolhas de investimento, depende da preferência do comprador. A bitcoin é a criptomoeda mais antiga e mais valiosa. A quebrar recordes de apreciação regularmente, a bitcoin atingiu na semana passada a marca histórica dos 2.600 dólares (2.313 euros), o que representa uma valorização de 8% em menos de 24 horas e de 500% em apenas doze meses.

No entanto, alguns analistas já começaram a levantar questões sobre até onde ou até quando vai subir o valor da bitcoin. Por outro lado, o investidor pode querer apostar numa criptomoeda em ascensão, como é o caso da Ethereum.

Menos conhecida do que a bitcoin, a Ethereum disparou mais de 2300% desde o início do ano. No dia 1 de janeiro de 2017, esta criptomoeda valia 8,24 dólares, o que compara com os 229 dólares alcançados no dia 1 de junho.

Relacionadas

Bitcoin não tem limites: já superou 2.600 dólares e subiu 500% num ano

A escalada da cotação da bitcoin parece não ter limites e esta quinta-feira alcançou um novo máximo histórico.

Ethereum. A criptomoeda do futuro que está a atrair investidores

O valor da moeda virtual Bitcoin tem estabelecido recordes nos últimos meses. No entanto, há outra moeda virtual que não é tão conhecida mas que tem valorizado muito mais que a rival. Chama-se Ethereum e poderá ultrapassar o valor da Bitcoin já no final de 2018.
Recomendadas

Evite o desperdício neste Natal. Conheça algumas dicas para um Natal mais sustentável e económico

Quanto aos embrulhos, os enfeites dos presentes, sugerimos que não rasgue o papel de embrulho e experimente estimá-lo e guardá-lo. Já pensou em optar por papel de jornais ou revistas para os embrulhos? Original e divertido.

Europ Assistance e Club Tek lançam seguro contra danos e roubo de telemóveis, tablets e computadores

A seguradora garante a reparação do equipamento em caso de danos acidentais (elétricos, danos por água, quebra de teclas, danos no ecrã). Se a reparação não for possível, o cliente tem direito à substituição do equipamento por outro novo com as mesmas características.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 
Comentários