Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.

O mundo da internet está cheio de desafios que colocam em risco os consumidores diariamente. Com a crise os riscos tornaram-se ainda mais frequentes, pois muitos aproveitam esta fragilidade socioeconómica para aperfeiçoarem os seus esquemas fraudulentos.

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.

A DECO deixa-lhe algumas recomendações para evitar problemas maiores:

  • Não forneça os seus dados pessoais;
  • Evite conectar-se a redes públicas quando está a utilizar aplicações mais privadas, como a sua conta bancária por exemplo.
  • Adote palavras-passe que não sejam associadas a si;
  • Seja cauteloso: não abra ficheiros de endereços desconhecidos, não responda a mensagens spam. Por vezes, a estratégia dos hackers é enviar e-mails ou mensagens, a passarem-se por entidades credíveis, que direcionam para links ou pedidos para facultar os seus dados bancários.
  • Utilize ligações seguras: uma boa dica é verificar se a sua ligação começa por “https”. Se tiver o “s” no final significa que é um site seguro. Outro fator é quando aparece um cadeado, normalmente cinzento, no seu browser.

 

Seja um utilizador mais seguro e confiante.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

Recomendadas

PremiumOptimize promove conferência que ensina a poupar e investir

Evento promove a literacia financeira, a poupança e o investimento e realiza-se em Lisboa a 3 de dezembro. O JE será media partner.

Crédito pessoal para jovens: 8 dicas para conseguir

O crédito pessoal para jovens pode ser mais difícil de obter, pela instabilidade profissional e baixos rendimentos nesta fase. Saiba o que é necessário.

Como funciona o pagamento dos cartões de crédito?

Se fizer compras com o cartão durante um certo período de tempo, quanto pagará no final do mês? Descubra como funciona o pagamento dos cartões de crédito.
Comentários