Saiba como pode adotar comportamentos mais sustentáveis e tornar-se um consumidor mais responsável

Nos últimos anos, só em Portugal foram vendidos mais de 44 milhões de brinquedos, sabendo-se desde já que, com o consumo natalício, este número aumentará exponencialmente.

Todos podemos ser consumidores mais responsáveis. Mesmo os mais jovens podem adotar comportamentos mais sustentáveis.

A produção de um artigo tem sempre impacte ambiental, portanto há que repensar o consumo excessivo que fazemos de modo a evitar a acumulação insustentável de resíduos. Muitos artigos consumidos não são reutilizados, nem tão pouco reciclados.

Um exemplo muito comum na época festiva que se aproxima: brinquedos deitados ao lixo. Mas podemos reverter este caso. Antes de determinar um fim para os brinquedos das crianças da família, pondere primeiro repará-los, doá-los, trocá-los ou vendê-los. Soluções responsáveis e até solidárias, com um valor muitíssimo superior à ação de “deitar para o lixo”.

Nos últimos anos, só em Portugal foram vendidos mais de 44 milhões de brinquedos, sabendo-se desde já que, com o consumo natalício, este número aumentará exponencialmente. Logo, se não for dada uma nova utilidade aos brinquedos já utilizados a quantidade de resíduos será brutal.

Diversas instituições de solidariedade social recebem brinquedos usados para oferecer a crianças mais desprotegido, promovendo o espírito caritativo do Natal e dando uma nova valorização a esses artigos. Pondere sobre esta opção, para além de estar a ajudar o planeta, estará também a contribuir para a felicidade de uma criança que necessita.

Envolva e incentive as suas crianças e jovens a:

  • Promover o sentido de responsabilidade – indique à criança que é necessário preservar o seu brinquedo de modo que este dure imenso tempo.
  • Sensibilizar para a doação – partilhar é fundamental. Junte-se aos mais pequenos para escolher os brinquedos que já não são usados e incentive-os a partilhar com outras crianças que não têm nenhum.
  • Conversar sobre o impacte ambiental dos brinquedos – O ensino básico do primeiro ciclo já promove conteúdos sobre os cuidados a ter com o meio ambiente. Aproveite essas noções para explicar que a necessidade de reutilizar e reparar brinquedos e jogos.

Faça com que a família toda seja mais responsável. Todo o contributo faz a diferença.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, linha whatsapp 966 449 110, endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.

Recomendadas

Evite o desperdício neste Natal. Conheça algumas dicas para um Natal mais sustentável e económico

Quanto aos embrulhos, os enfeites dos presentes, sugerimos que não rasgue o papel de embrulho e experimente estimá-lo e guardá-lo. Já pensou em optar por papel de jornais ou revistas para os embrulhos? Original e divertido.

Europ Assistance e Club Tek lançam seguro contra danos e roubo de telemóveis, tablets e computadores

A seguradora garante a reparação do equipamento em caso de danos acidentais (elétricos, danos por água, quebra de teclas, danos no ecrã). Se a reparação não for possível, o cliente tem direito à substituição do equipamento por outro novo com as mesmas características.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 
Comentários