Saiba como pode poupar mais no gás

Tape sempre a panela ou tacho para acelerar a fervura e assim precisará de menos tempo para cozinhar, obtendo um consumo mais eficiente. 

Reuters

Face à atual crise económica, os consumidores veem-se cada vez mais obrigados a gerir melhor os seus consumos, especialmente aqueles gastos fixos, como é o caso do gás, um serviço público essencial cada vez mais caro.

Deste modo, a DECO apresenta algumas dicas que podem fazer diferença nas suas contas do consumo de gás:

Na cozinha

  • Adeque o tamanho do queimador do fogão ao fundo da panela, frigideira ou tacho. Não só é mais eficiente, como evita “queimar” o trem de cozinha.
  • Tape sempre a panela ou tacho para acelerar a fervura e assim precisará de menos tempo para cozinhar, obtendo um consumo mais eficiente.
  • Diminua o lume quando a fervura é atingida. Já não conseguirá mais rapidez e estará a poupar gás.
  • Verifique com regularidade a cor da chama que deve ser azulada. Se constatar que está amarela ou alaranjada, significa que o fogão, ou os queimadores precisam de ser desobstruídos. Esta limpeza ajuda à eficiência do consumo do gás.
  • Opte, sempre que possível, pela panela de pressão, poupará até 30% de energia. Para além de ser mais rápido e de manter a qualidade dos nutrientes, poupará na fatura.
  • Evite estar sempre a abrir a porta do forno e explore ao máximo a sua capacidade para cozinhar vários pratos.

Na casa de banho

  • Programe o esquentador ou a caldeira para uma temperatura da água mais baixa. A solução mais eficiente é esta e não ligar a água fria na torneira misturadora. Desta forma poupará não só gás, mas também água.
  • Não se esqueça de fechar a torneira enquanto se ensaboa. Mais uma vez terá poupança dupla: gás e água. O seu orçamento e o planeta agradecem.

Na casa em geral:

  • Certifique-se de que os equipamentos “estão em forma”. Se os aparelhos a gás estão a gastar mais do que o previsto, deve chamar um técnico para fazer uma revisão geral.

Saiba que a DECO tem um balcão de energia que o pode ajudar.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Recomendadas

Saiba que erros evitar na gestão das finanças pessoais

Faça um Plano Financeiro. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo, mas que consiga cumprir. Quantifique-os e defina prazos. Calcule pequenas metas a curto prazo para os atingir e mantenha-se focado nesses objetivos, sem ser demasiado ambicioso.

PremiumEconomia abranda, mas desemprego resiste

A economia voltou a desacelerar no terceiro trimestre, mas o mercado de trabalho parece estar a resistir. Inflação já pressiona empregadores, mas desemprego mantém-se em níveis baixos.

Salários reais caem pela primeira vez neste século e deixam milhões de trabalhadores em dificuldades

Há milhões de trabalhadores em dificuldades: os salários reais têm caído, pelo que são precisas, avisa a OIT, medidas que protejam o poder de compra. Em Portugal, o Governo já ajustou, por exemplo, a trajetória do salário mínimo com essa intenção em mente.
Comentários