Saiba como pode reaproveitar as sobras alimentares da época festiva

Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça em média 132 quilos de comida por ano.

Nesta época festiva em que a mesa está sempre repleta de iguarias as sobras alimentares são frequentes. Reaproveitá-las e reinventá-las em pratos principais tradicionais, alternativas vegetarianas, sobremesas e até doces para consumir em famílias ou até partilhar é uma tarefa possível e muito eficaz.

Ao reutilizar as sobras alimentares, evita o desperdício alimentar, poupa dinheiro e conseguirá alternativas interessantes e saudáveis, podendo levar refeições preparadas de casa para o trabalho ou para a escola.

O que é a Pegada do Desperdício Alimentar?     

É necessário informar e sensibilizar os consumidores, inclusive os jovens, para uma mudança de atitudes, comportamentos e conhecimento, numa perspetiva de uso sustentável dos alimentos. Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça em média 132 quilos de comida por ano. O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica com objetivos de desenvolvimento sustentável.

Prolongar a vida de crus e cozinhados

Na nossa casa o frigorífico colabora na luta contra o desperdício alimentar. Ficam algumas dicas:

  • Use alimentos sãos.
  • Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Também não se deve congelar um alimento descongelado.
  • Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as áreas.
  • Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos.
  • Consuma preferencialmente os alimentos que se encontrem há mais tempo no frigorífico.

Informe-se connosco.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

 

Recomendadas

Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.

Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.

O excesso de peso da mochila pode ser prejudicial à saúde do seu filho

É importante redobrar os cuidados e repensar nos materiais a levar para a escola, já que a mochila com peso tem um forte impacto na postura da criança.
Comentários