[weglot_switcher]

Saiba em que consiste a etiqueta energética e a sua importância na compra de equipamentos elétricos

A nova etiqueta energética já é uma realidade no nosso mercado. Os consumidores precisam de conhecer esta ferramenta, útil e intuitiva, para escolher os seus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.
26 Setembro 2022, 16h30

21% dos consumidores europeus, na escolha dos seus equipamentos elétricos, ignora a etiqueta energética. A DECO e a ADENE unem, novamente, esforços para promover a eficiência energética junto dos consumidores em Portugal.

A nova etiqueta energética já é uma realidade no nosso mercado. Os consumidores precisam de conhecer esta ferramenta, útil e intuitiva, para escolher os seus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.

Perante a constante inovação tecnológica, a etiqueta energética foi reescalonada, facilitando a vida dos consumidores e promovendo escolhas mais fáceis e claras. A nova etiqueta apresenta um número menor de classes energéticas – de A a G, eliminando-se, assim, as difíceis escalas inseridas entre a classe A e a B (A+, A++ e A+++). Esta alteração clarifica a amplitude de escolhas para o consumidor, afina os níveis de eficiência exigidos para que um equipamento seja considerado entre as classes A a G, para além de colocar desafios aos fabricantes. Exemplificando: de acordo com a nova etiqueta energética, optando por um frigorífico de classe energética A, em vez de um de classe F, poderá poupar 190 kWh/ano, ou seja, 41€ por ano, o que equivale a 58 kg de CO2 por ano ou a plantar 6 árvores.

A nova etiqueta energética está em vigor para aparelhos de refrigeração (frigoríficos, congeladores, combinados e aparelhos de armazenagem de vinhos), máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça, ecrãs eletrónicos (televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais), equipamentos comerciais (máquinas de refrigeração de venda direta ou vending machines, arrefecedores de bebidas e arcas congeladoras para gelados) e fontes de luz (lâmpadas e candeeiros com lâmpadas embutidas).

Foram, ainda, introduzidas duas grandes novidades na etiqueta energética: o Código QR e a EPREL, a Base de Dados Europeia de Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética. A partir de agora, através de um Código QR, o consumidor poderá consultar digitalmente a base de dados EPREL, acedendo à etiqueta energética e ficha do produto com outras informações relevantes para uma decisão informada. Com a ferramenta LABEL2020 existe, também, a possibilidade de calcular o consumo energético a vários anos, analisar e guardar vários produtos, para posterior comparação das etiquetas energéticas e decisão e esclarecida no ato da compra.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.