Saiba em que consiste a Euribor e a sua importância

As taxas Euribor são consideradas as taxas de referência mais importantes do mercado monetário europeu e por isso são tão relevantes e monitoradas, estando na base do preço e das taxas de juros de diferentes instrumentos e produtos financeiros da zona euro, como por exemplo swap, depósitos bancários, créditos pessoais ou créditos à habitação.

A DECO alerta para a subida da EURIBOR. Consumidores devem preparar-se para o aumento da prestação mensal do crédito à habitação.

 

O que é e porque é importante a EURIBOR?

Recentemente muito se tem falado sobre a subida da Euribor. Embora seja uma sigla familiar, poucos consumidores conhecem o seu significado. Trata-se de um acrónimo do termo inglês “Euro Interbank Offered Rate” que, numa tradução literal, significa taxa de oferta interbancária do euro.

As taxas Euribor são consideradas as taxas de referência mais importantes do mercado monetário europeu e por isso são tão relevantes e monitoradas, estando na base do preço e das taxas de juros de diferentes instrumentos e produtos financeiros da zona euro, como por exemplo swap, depósitos bancários, créditos pessoais ou créditos à habitação.

 

A Euribor tem, pois, uma importância fundamental para a estabilidade do sistema financeiro europeu, estando na base de milhares de milhões de contratos europeus.

Atualmente nos empréstimos para habitação a taxa EURIBOR a 12 meses é a mais utilizada, mas a Euribor a 6 meses é historicamente a mais aplicada.

 

De que forma a EURIBOR poderá afetar o crédito à habitação dos portugueses?

Não sendo embora o Banco Central Europeu (BCE) a definir a EURIBOR, um eventual aumento nas taxas diretoras, ou seja, nas taxas de juro que o BCE pratica nos empréstimos à banca comercial, poderá implicar um incremento da Euribor. E se a Euribor subir, isso terá impacto na prestação do crédito habitação de inúmeras famílias.

 A subida das taxas de referência do BCE depende das medidas de política monetária adotadas e também indiretamente da inflação. Nos últimos anos e para promover o investimento e o consumo o BCE manteve estas taxas a nível muito baixo. Contudo, esta tendência poderá inverter-se.

Até há pouco tempo o quadro macroeconómico era de manutenção de taxas de juro baixas, com inflação baixa. Trata-se, contudo, de um cenário que se alterou, perspetivando-se que, face à pressão inflacionista existente, o BCE aumente as taxas de referência. E se estas taxas subirem a Euribor também subirá.

A maioria dos empréstimos à habitação em Portugal tem taxa de juro variável indexada à Euribor, pelo que essa prestação irá subir para muitas famílias e por isso deverão avaliar o seu eventual impacto no orçamento familiar.

 

Peça ajuda da DECO para avaliar a sua situação financeira pessoal

Esteja atento aos sinais de risco e não deixe para amanhã uma avaliação da sua situação financeira e a tomada de medidas que minimizem o impacto da subida das taxas de juro dos seus empréstimos.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

A partir de janeiro é necessário reservar e pagar taxa para entrar em Veneza

A partir de 16 de janeiro de 2023 será obrigatório reservar a entrada e pagar taxa na cidade italiana de Veneza, que se tornará a primeira do mundo a adotar este sistema para controlar o turismo de massas, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Transportes rodoviários com mais descontos na Lezíria do Tejo a partir de hoje

Os passes municipais e intermunicipais passam a beneficiar de um desconto de 50%, bem como o passe inter-regional Lezíria do Tejo/Alentejo Central e o passe Inter-regional Lezíria do Tejo/Área Metropolitana de Lisboa.

“Aqueles que podem gastar são bem-vindos”. Butão reabre ao turismo em setembro

Os turistas terão de pagar uma “taxa de desenvolvimento sustentável” de 200 dólares por turista por noite para compensar o impacto carbónico dos visitantes, segundo as autoridades. Em comparação, nos últimos 30 anos a taxa ficava-se nos 65 dólares/noite.
Comentários