Saiba em que consiste as taxas TAN e TAEG ao pedir um crédito

Esta análise aplica-se não só à contratação de crédito para compra de casa, mas também ao crédito ao consumo, ao pedido de um cartão de crédito ou um crédito pessoal.

Quando o consumidor vai pedir um crédito deve ter em atenção a taxa de juro associada, um dos mais importantes indicadores a considerar e que te permite fazer comparações das várias propostas apresentadas pelas instituições de crédito, e avaliar qual a melhor solução.

Esta análise aplica-se não só à contratação de crédito para compra de casa, mas também ao crédito ao consumo, ao pedido de um cartão de crédito ou um crédito pessoal.

Existem dois tipos de taxas de juro que, em regra, são apresentadas ao consumidor: a TAN e a TAEG (acrónimos de Taxa Anual Nominal e Taxa Anual de Encargos Efetiva Global).

Seja na publicidade ao crédito ou na FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia, que deverá ser entregue antes de o consumidor contrair o crédito à habitação, por exemplo, deve sempre analisar estas taxas e essencialmente a TAEG, que inclui todos os custos associados ao crédito.

A TAN – Taxa anual nominal é a taxa de juro, fixa ou variável, aplicada anualmente ao montante total do crédito utilizado (expressa em percentagem).

A TAEG – Taxa anual de encargos efetiva global, é a taxa de juro calculada com base no custo total do crédito para o consumidor e é apresentada em percentagem anual do montante total do crédito.

No caso de um crédito à habitação incluirá, designadamente e numa base anual, os custos associados a eventual abertura e manutenção de uma conta que o banco lhe exigirá, à utilização de um meio de pagamento, aos reembolsos e outros encargos, atuais e futuros, que tenham sido acordados.

O cálculo da TAEG é efetuado no pressuposto de que o contrato de crédito vigora pelo período de tempo acordado e são cumpridas todas as obrigações daí decorrentes.

 

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

 

Recomendadas

Nova lei das telecomunicações protege consumidores que querem cancelar um contrato (com áudio)

De acordo com a nova lei, publicada dia 16 deste mês, esta situação será modificada. A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.

Tome atenção aos falsos intermediários de créditos

É importante que o consumidor redobre os seus cuidados e que procure por estar sempre informado. Esteja atento a estas abordagens e na dúvida, antes da celebração de qualquer negócio, o consumidor deve analisar se a entidade em questão está habilitada a exercer a sua atividade em Portugal através do site do Banco de Portugal.

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.
Comentários