[weglot_switcher]

Saiba em que zonas vão fechar os balcões da Caixa

O banco público prevê chegar a 2020 com 470 a 490 balcões. Na região Sul do país fecham 19 balcões, em Lisboa 20, no Centro 15 e no Norte 16.
  • Cristina Bernardo
16 Março 2017, 13h12

O Plano Estratégico 2020 da Caixa Geral de Depósitos tem previsto reduzir em 25% o número de balcões. Esta quarta-feira veio a público a lista dos primeiros 70 balcões que vão fechar até ao final do ano: na região Sul do país fecham 19 balcões, em Lisboa 20, no Centro 15 e no Norte 16.

De acordo com um documento da entidade bancária, a que o “Correio da Manhã” teve acesso, até ao final deste mês vão encerrar portas 57 balcões e, até dezembro, os restantes 13. O balcão da Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, já fechou e em dúvida estão os balcões da Lajes do Pico, Marvão e Golegã, segundo conta o diário. O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas mostrou-se insatisfeito com a possibilidade de encerramento, por considerar não ter em conta o interesse da população residente nos arquipélagos e dos trabalhadores dos bancos.

“A Caixa Geral de Depósitos tem o maior número de clientes, o maior volume de depósitos, maior volume de crédito e umas comissões não correspondentes. Para a rentabilidade existir, que é um compromisso, tem de haver o aumento das comissões, da margem financeira e a redução de custos é essencial”, esclareceu o presidente do banco público em conferência de imprensa, na semana passada.

Sobre o corte de pessoal, também no âmbito da reestruturação com vista à rentabilidade, Paulo Macedo estima que isso tenha custos de 150 milhões de euros, para uma saída de 2.218 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.