Saiba o que é o indexante no crédito à habitação

Da evolução deste Indexante dependerão as alterações periódicas da taxa de juro aplicável, o que se irá refletir no juro a pagar pelo crédito.

Um dos elementos fundamentais na formação da taxa de juro variável do Crédito à Habitação é o Indexante, isto é, o índice ou taxa de juro de referência.

Da evolução deste Indexante dependerão as alterações periódicas da taxa de juro aplicável, o que se irá refletir no juro a pagar pelo crédito.

A taxa de juro resulta da soma do Indexante com o spread, pelo que quanto mais baixo forem menor juro pagará.

O Indexante mais utilizado é a EURIBOR – European Interbank Offered Rate, a taxa de referência do mercado monetário interbancário europeu e decorre da média das cotações fornecidas pelos principais bancos europeus.

Pode ter diferentes prazos, mas a mais utilizada é a Euribor a 6 ou 12 meses.

No Crédito à Habitação com prestação fixa, o banco utiliza outra taxa de juro de referência, que é a taxa que se pratica no mercado interbancário de futuros para o mesmo prazo, que é taxa SWAP.

Mantendo-se constante ao longo de todo o empréstimo a opção por taxa fixa permitirá ao consumidor não ficar exposto ao risco de variação da taxa de juro.

Ao contrário, na opção por um empréstimo a taxa variável ou mista, o valor da Euribor ou do Indexante é revisto após o prazo a que se refere.

Assim, se o crédito tiver uma taxa Euribor a seis meses, a taxa será revista semestralmente. Se optar pela Euribor a doze meses, será revista anualmente. Neste caso, a prestação poderá oscilar, em consequência, para cima ou para baixo, ficando a pagar uma prestação maior ou menor.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

 

Recomendadas

Gás de garrafa. Preços passam a ter teto máximo a partir de terça-feira

Governo decidiu impor tetos máximos nos preços das botijas até ao final de outubro.

Regras e direitos dos trabalhadores: cinco pontos que deve saber sobre o período de férias

Conheça algumas regras e direitos que todos devem ter em conta no momento da marcação e de usufruto das férias.

17 Dicas essenciais para poupar energia no verão

Se suspira quando pensa na fatura da luz, saiba que é possível poupar energia no verão. Temos 17 dicas para manter a conta da luz baixa e o conforto alto.
Comentários