Saiba o que ter em conta para assegurar o transporte seguro de crianças em autocarros

O uso da cadeirinha de transporte de crianças entre 1 e 12 anos é obrigatório por lei, mas esta obrigação não, é per si, o suficiente para ter a garantia de transporte seguro.

São muitas as empresas que prestam o serviço de transporte escolar ou simplesmente transporte de crianças entre casa – escola e centros de atividade de tempos livres. Porém, será que as crianças e jovens são transportados em segurança?

O uso da cadeirinha de transporte de crianças entre 1 e 12 anos é obrigatório por lei, mas esta obrigação não, é per si, o suficiente para ter a garantia de transporte seguro.

Em primeiro lugar é necessário que averigue se o autocarro ou camioneta tem sistema Isofix para colocação da cadeirinha. A maioria dos transportes escolares só é compatível com cadeirinhas fixadas com o cinto de segurança. Assim se o Isofix não existir e a cadeira auto da criança só funcionar com esse tipo de fixação não a poderá usar.

Os autocarros usados para este transporte, na sua maioria, estão equipados com cintos de segurança de três pontos, os únicos compatíveis com as cadeiras auto homologadas para transporte de crianças. Os pais e educadores deverão confirmar se o transporte tem esse tipo de cinto de segurança, para utilizar uma cadeira auto homologada.

Existe uma lacuna na lei que consente que camionetas com cintos de dois pontos de fixação, subabdominais, transportem crianças, todavia para este tipo de cinto não existem cadeiras homologadas. Estes cintos só permitem a instalação segura do banco elevatório, adequado a cadeiras do grupo 3. Ou seja, nestes autocarros, cadeiras dos grupos 1 e 2 (os mais pequenos) ficam mal protegidas.

Informe-se connosco.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

Recomendadas

Se é consumidor idoso, saiba como pode proteger-se de possíveis fraudes ou vendas agressivas

A DECO considera importante que o consumidor idoso se dote de toda a informação disponível, de forma a proteger-se e prevenir-se face a estas eventuais fraudes, das quais destacamos as armadilhas como a usurpação dos dados pessoais e o uso e “abuso” da assinatura. 

NOS avança com dados móveis ilimitados nos novos cartões móveis com pagamento em fatura

“A NOS oferece dados móveis ilimitados até ao final do ano a todos os clientes com novos cartões móveis com pagamento em fatura”, refere a operadora em comunicado.

Securitas Direct contrata 70 profissionais até ao final do ano

“O processo de recrutamento vai incidir na procura de profissionais para a área comercial da empresa em todo o país, assim como técnicos de manutenção, atendimento ao cliente, administrativos e vigilantes de segurança, que vão trabalhar diretamente na Central Recetora de Alarmes”, indica o comunicado da Securitas Direct.
Comentários