[weglot_switcher]

Saiba que cuidados deve ter para frequentar as praias em segurança

Lave e desinfete as mãos com frequência, na entrada e saída da praia, nas deslocações aos sanitários e estabelecimentos de restauração.
18 Junho 2020, 14h16

Aproxima-se o Verão e muitos madeirenses já estão a frequentar as praias. Mas será que estão em segurança? Este ano a ida à praia requer uma especial atenção por parte dos cidadãos. Não será tão fácil quanto era antes.

Existem recomendações e regras explícitas que os consumidores terão de respeitar para manter-se em segurança. Apela-se ao bom senso de todos de forma a garanti-la.

Existem três regras essenciais que o consumidor deve ter em atenção nas deslocações à praia.

Em primeiro lugar, se tiver sintomas de Covid-19, não deve frequentar espaços públicos incluindo as praias. Se se sentir alterado ou mal na praia, deve colocar a máscara e dirigir-se a um posto de primeiros socorros. Nesse espaço, deve existir uma sala de isolamento para casos suspeitos.

A regra seguinte está relacionada com a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória. Mantenha sempre o distanciamento recomendado, no mínimo dois metros. Esta regra deve ser aplicada em todas as circunstâncias: na ida à água, ao circular e, acima de tudo, no local onde estende a sua toalha.

Lave e desinfete as mãos com frequência, na entrada e saída da praia, nas deslocações aos sanitários e estabelecimentos de restauração.

Sempre que precisar de assoar-se, deite o lenço para o lixo e desinfete novamente as mãos.

Por fim, como última regra essencial, sempre que tiver de se deslocar, leve calçado e máscara.

As praias terão um limite assinalado de lotação que o consumidor deve respeitar. O consumidor deverá ser responsável e se verificar que a praia tem muita gente, deverá procurar outra mais vazia.

A diversão no areal também será controlada. Os jogos que implicam sair do seu lugar e com muitos elementos participativos serão proibidos.

Quanto aos equipamentos de uso coletivo, como chuveiros, escorregas, entre outros, estarão encerrados ou inoperáveis.

O aluguer de guarda-sóis, espreguiçadeiras, barracas também será mais controlado. Para além da distância recomendada, só poderão ser alugados no período da manhã (até as 13h30) ou no período da tarde (a partir das 14h).

Sempre que estes equipamentos “mudem de mãos” devem ser bem desinfetados e limpos.

Estas novas medidas e regras de segurança garantem a sua proteção e a de todos. Divirta-se, mas não se esqueça de cumprir as normas de segurança. Caso verifique que as mesmas não estão a ser cumpridas na sua praia, pode reclamar junto do concessionário ou na Câmara Municipal a que pertence a mesma.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.