[weglot_switcher]

Saiba que cuidados ter na compra de aparelhos de ar condicionado

Antes de adquirir um equipamento de ar condicionado, o consumidor deve aconselhar-se junto de um profissional qualificado em AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), de forma a que seja lhe seja fornecida informação sobre o tipo de equipamento e qual a e potência que melhor se adequa às suas necessidades.
24 Agosto 2022, 07h00

Em Portugal não é habitual construir casas com instalações centralizadas de ar condicionado. Esta situação leva a que a maioria das instalações seja composta por elementos independentes.

Portanto, não é comum encontrar instalações centralizadas ou coletivas, apesar de serem muito mais eficientes e de evitarem a necessidade de instalar aparelhos nas fachadas dos prédios/moradias.

Daí que o aparelho de ar condicionado seja o equipamento de climatização cada vez mais procurado pelas famílias. Todavia, a sua escolha não deve ser tomada de ânimo leve.

Antes de adquirir um equipamento de ar condicionado, o consumidor deve aconselhar-se junto de um profissional qualificado em AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), de forma a que seja lhe seja fornecida informação sobre o tipo de equipamento e qual a e potência que melhor se adequa às suas necessidades. Adicionalmente, os materiais de construção utilizados, a orientação da casa e o seu desenho têm também uma grande influência nas necessidades de climatização da casa.

Alertamos para o facto de o consumo elevado destes aparelhos obrigar a alguns cuidados na sua utilização:

A redução da intensidade da temperatura de arrefecimento em 1ºC corresponde a uma poupança de 7% no consumo de energia destes equipamentos.

Coloque a temperatura de arrefecimento para estes dias de Verão intenso em 25ºC. Esta temperatura permite arrefecer o ambiente poupar energia.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.