[weglot_switcher]

Saiba que regras tem de cumprir nas idas aos restaurantes e outros estabelecimentos de restauração e bebidas

Se optar por uma esplanada não terá de apresentar nem certificado, nem teste negativo, uma vez que essas exigências se aplicam apenas ao interior do restaurante.
4 Agosto 2021, 07h45

Tenho que usar máscara na esplanada?

Sim, é obrigatório usar máscara durante o acesso, circulação ou permanência no estabelecimento, incluindo na esplanada, com exceção dos períodos de consumo

Nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, se estiver a almoçar numa esplanada posso entrar ao restaurante para ir ao WC ou efetuar o pagamento?

Nestes casos será dispensado o teste negativo ou certificado.

Nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, se quiser almoçar numa esplanada tenho que apresentar certificado digital COVID ou teste negativo COVID?

Se optar por uma esplanada não terá de apresentar nem certificado, nem teste negativo, uma vez que essas exigências se aplicam apenas ao interior do restaurante.

Quando posso descontar o saldo IVAucher acumulado?

Entre 1 de outubro e 31 de dezembro poderá dirigir-se a um estabelecimento aderente e utilizar o saldo, debitando até 50% do valor da operação do saldo acumulado.

Por receio de contágio, não quero utilizar o Livro de Reclamações físico. Que alternativas tenho?

Caso pretenda evitar o recurso ao Livro de Reclamações físico, o consumidor pode sempre aceder ao livro de reclamações eletrónico, disponível em www.livroreclamacoes.pt.

Conselhos ao Consumidor

A DECO deixa-lhe alguns conselhos sobre os seus direitos excecionais no acesso a serviços e estabelecimentos de restauração:

  • Verifique que regras são aplicáveis ao concelho onde se situa o estabelecimento de restauração que pretende frequentar.
  • Agende previamente a reserva de lugares no restaurante.
  • Mantenha uma distância de, pelo menos, dois metros nas filas de espera no espaço exterior ao estabelecimento e nas filas de espera relativas aos pedidos/pagamentos ao balcão.
  • Prefira a utilização das áreas exteriores ou do serviço de take-away, delivery e/ou drive-in.
  • Aguarde pela desinfeção e higienização da mesa, antes de a ocupar.
  • Não modifique a orientação das mesas e das cadeiras.
  • Uma vez que o dinheiro é transferido frequentemente de pessoa para pessoa, utilize, sempre que possível, os pagamentos através de cartão sem contacto – contactless – ou por telemóvel.

Consulte o nosso guia de turismo e lazer 2021.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site deco.pt e siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.