[weglot_switcher]

Salários subiram, mas inflação ‘comeu’ aumento

A remuneração bruta mensal média por trabalhador subiu 2,2% para 1 258 euros no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
12 Maio 2022, 10h13

A remuneração bruta mensal média por trabalhador subiu 2,2% para 1.258 euros no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Contudo, em termos reais – com base na variação do Índice de Preços do Consumidor -, a remuneração diminuiu 2,0% e tanto a regular como a base diminuíram 2,5%, explica o INE.

De acordo com o INE, a componente regular daquela remuneração aumentou 1,7%, situando-se em 1 127 Euros, e a remuneração base subiu 1,6%, atingindo os 1 058 Euros.

Os resultados dizem respeito a 4,3 milhões de postos de trabalho de beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações.

Por comparação com os números referentes a março do ano passado, os maiores aumentos da remuneração total foram observados nas atividades imobiliárias (6,4%), nas empresas entre um e quatro trabalhadores (6,2%), no setor privado (3,0%) e nas empresas de serviços de alta tecnologia com forte intensidade de conhecimento (5,5%).

O INE aponta ainda para variações negativas da remuneração total nas atividades de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, bem como nas empresas de 500 ou mais trabalhadores e nas de Alta tecnologia industrial.

“Tal como observado nos resultados do inquérito ao emprego referentes ao 1.º trimestre de 2022, ontem publicados, os dados administrativos provenientes das duas fontes acima referidas apontam para um aumento de 5,3% no número de trabalhadores por conta de outrem (postos de trabalho1 ) em relação ao período homólogo do ano anterior (de acordo com o Inquérito ao Emprego, o número de trabalhadores por conta de outrem aumentou 4,5%)”, é explicado no mesmo boletim.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.