[weglot_switcher]

Salman Rushdie. Autor de Versículos Satânicos atacado nos EUA

O livro foi proibido no Irão em 1988, e Rushdie e tem pendente uma recompensa de 3,3 milhões pela sua morte.
12 Agosto 2022, 15h31

O autor dos Versículos Satânicos, Salman Rushdie, foi atacado esta sexta-feira quando estava prestes a dar uma palestra no Estado de Nova Iorque. Um repórter da “Associated Press” viu um homem a invadir o palco da Chautauqua Institution e, presumivelmente, começar a esfaquear 10 a 15 vezes Rushdie no pescoço aquando da sua apresentação ao público.

O autor de 75 anos foi empurrado ou caiu no chão, e o atacante foi preso. Rushdie foi levado depois de helicóptero para um hospital, disse a polícia. O seu estado de saúde ainda não é conhecido.

O rabino Charles Savenor, que estava entre as 2.500 pessoas na plateia, disse que o atacante correu para o palco e o começou a atacar, que terá durado cerca de 20 segundos. “Ficou claro em poucos segundos que ele estava a ser atacado”, afirmou.

O livro de Rushdie foi proibido no Irão em 1988, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfémia. Um ano depois, o falecido líder do país, Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, isto é, uma decisão jurídica baseada na lei islâmica, em que pedia a morte do autor.

O governo do Irão já há muito que se distanciou do decreto de Khomeini, mas o sentimento anti-Rushdie permaneceu. Em 2012, uma fundação religiosa iraniana elevou a recompensa pela sua morte de 2,8 milhões para 3,3 milhões de dólares.

Notícia atualizada às 18:20 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.