A Samsung tornou-se a empresa com mais patentes atribuídas nos EUA. O estatuto de líder neste capítulo pertencia à IBM, mas a firma informática viu um decréscimo na ordem de 49% (para um total 8.681 patentes) em 2022 face ao ano anterior, perdendo a liderança, que detinha há 29 anos.
Os dados foram divulgados em relatório pela IFI Claims, consultora especialista na área de propriedade intelectual e citados em comunicado pela Inventa, consultora portuguesa que opera no mesmo ramo.
A IBM caiu para a segunda posição, detendo agora 4.398 patentes e é a única empresa norte-americana que se destaca nas cinco com mais patentes atribuídas nos EUA. Segue-se, na terceira posição, a Taiwan Semiconductor (3.024 patentes), surgindo logo atrás a Huawei Technologies (2.836) e a Canon (2.694).
De recordar que, nos EUA, é possível obter uma patente de um programa de computador, o que constitui grande maioria das patentes obtidas pela IMB nos EUA ao longo do referido período de quase três décadas. Em outras jurisdições, as proteções para os códigos-fonte dos softwares são, por norma, concedidas por títulos específicos para tal matéria. Assim, caso a IBM adotasse a mesma estratégia noutros países, seria mais improvável ocupar uma posição de liderança em patentes concedidas e muito dificilmente durante 29 anos.