Sánchez convoca para quinta-feira um Conselho de Ministros extraordinário

Além da obrigatoriedade de máscaras é previsível que o Governo de Espanha emitirá autorizações temporárias para permitir a venda em farmácias de testes de antígenos.

O primeiro-ministro de Espanha convocou, esta quarta-feira, um Conselho de Ministros extraordinário para amanhã com o intuito de decretar obrigatoriedade do uso de máscara no exterior, avança esta quarta-feira, o “El País”.

A reunião foi convocada num momento em que se desencadeia uma onda de infeções causadas pela Ómicron, mas também por altura das festas de Natal, um momento particularmente simbólico de reuniões familiares e consumo em massa.

Além das máscaras, o governo de Espanha emitirá autorizações temporárias para permitir a venda em farmácias de testes de antígenos de forma que estejam disponíveis a toda a população.

O primeiro-ministro também defendeu a estratégia de vacinação como a medida mais eficaz para travar a sexta vaga. Sánchez tem insistido em “intensificar” a cobertura da população com uma terceira dose.

Com a proteção vacinal na mira o governo espanhol estabeleceu os seguintes objetivos: 80% da população entre 60 e 69 anos será vacinada com a terceira dose antes do final do ano, seguindo-se 80% do grupo de 50-59 anos na semana de 24 de janeiro e 80% das pessoas com idades entre 40-49 na primeira semana de março. Por sua vez, 70% vacinação das crianças entre cinco e onze anos já deverão ter tomado a primeira dose a 7 de fevereiro.

Na terça-feira, a Espanha registou o maior número de infeções diárias com 49.823 casos, enquanto que em Portugal somaram-se 8.937 infeções por Covid-19 nas últimas 24h, o valor mais elevado desde fevereiro.

Ontem foi a vez do governo português fazer o seu Conselho de Ministros extraordinário e deste encontro surgiram medidas como o encerramento das discotecas a partir de 26 de dezembro, mas também de creches e ATL. Os ajuntamentos ao ar livre estão limitados a 10 pessoas e o consumo de álcool na via pública está proibido.

 

Relacionadas

Covid-19: Espanha regista quase 50 mil novos casos, o valor diário mais elevado

O número total de casos notificados em Espanha desde o início da pandemia é agora de 5.585.054 e já morreram 88.887 pessoas devido à doença.
Recomendadas

Chefes da diplomacia da Rússia e da Guiné Equatorial reuniram-se

Os dois ministros salientaram a importância crucial da segunda Cimeira Rússia-África, a realizar em São Petersburgo em 2023, para o reforço das diversas relações da Federação Russa com nações africanas, adianta-se no comunicado.

Cancelados dois concertos de Roger Waters na Polónia devido a posicionamento pró-russo

O co-fundados dos Pink Floyd iria atuar em Cracóvia em abril do próximo ano, na sala de espetáculos “Tauron Arena”, mas, segundo adiantam alguns meios de comunicação da Polónia, as autoridades polacas pretendem declarar Roger Waters como ‘persona non grata’.

Protestos no Irão: Ministério dos Negócios Estrangeiros convoca embaixadores britânico e norueguês

Mahsa Amini, 22 anos, foi detida na terça-feira passada pela chamada “polícia de moralidade” de Teerão, capital do Irão, onde se encontrava de visita, por alegadamente trazer o véu de forma incorreta e transferida para uma esquadra com o objetivo de assistir a “uma hora de reeducação”.
Comentários