[weglot_switcher]

Sanções: Bruxelas admite levantar suspensão de fundos se Governo cumprir metas

Comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros defende que a Europa não é punitiva e que basta a Portugal apresentar “finanças saudáveis”.
21 Setembro 2016, 13h36

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou, nesta quarta-feira, que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão dos fundos estruturais se o Governo português cumprir as metas orçamentais e apresentar “finanças saudáveis”.

Numa entrevista aos jornalistas portugueses em Bruxelas, citada pela Lusa, Pierre Moscovici defendeu que a Europa não é punitiva, mas sim a favor dos “incentivos” e salientou que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão parcial dos fundos estruturais se houver “um respeito total pelos compromissos” europeus.

Moscovici salientou ainda que ao contrário da multa, que a Comissão Europeia tinha algum espaço de manobra para cancelar, a suspensão de fundos estruturais é automática e Bruxelas é obrigada a apresentar uma proposta.

No entanto, acrescentou, a suspensão pode ser levantada se Bruxelas concluir que Portugal tomou “ações efetivas” para garantir o cumprimento dos seus compromissos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.