Santander aumenta salário de todos os funcionários em Espanha em 4,5%

Banco tinha previsto aumento de 1,25% de aumento para os funcionários mas, para fazer face ao aumento da inflação, reabriu a negociação coletiva e decretou um aumento na ordem dos 4,5%.

O Banco Santander que ontem reportou lucros de 9.605 milhões, um valor recorde que representa um aumento de 18% em relação a 2021, anunciou que aumentar os salários em 4,5% para todos os empregados do grupo em Espanha, que são cerca de 30 mil trabalhadores, tal como exigido pelos sindicatos, refere o “El Economista” que lembra que esta decisão que significa retificar a sua posição inicial, na qual nem todo o pessoal beneficiou desta medida. Este aumento será aplicado na folha de pagamentos de março e entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023.

No final de novembro passado, o banco reabriu o seu acordo de negociação colectiva, que tinha assinado em 2021, para modificar as tabelas salariais para 2023 de modo a que os salários aumentassem 4,5%, e não os 1,25% inicialmente acordados, face ao aumento da inflação.

Em Portugal o banco também tomou medidas para o impacto da inflação na sua equipa. “Para os nossos colaboradores, lançámos um conjunto de medidas de apoio para mitigar os efeitos do aumento do custo de vida, medidas que já reforçámos em 2023, sendo a revisão em alta do salário mínimo para 1.400 euros um dos exemplos”, revelou ontem o CEO, Pedro Castro e Almeida.

Relacionadas

Santander com mais 30% de amortizações antecipadas de crédito à habitação

Num ano em que qualquer amortização antecipada de crédito hipotecário está isenta de comissões, o banco regista já um aumento de 30% das amortizações antecipadas nos últimos três meses, face ao padrão que existia.

PremiumSantander insta BdP a rever regra dos créditos da casa

À Euribor e spread, o regulador recomenda que se somem outros 3% à taxa final na análise da banca à solvabilidade dos clientes nos créditos a taxa variável. Para o Santander, esta regra deveria ser revista perante a subida dos juros.

CEO do Santander Totta revela que são “poucos milhares” com crédito à habitação em risco de incumprimento

No entanto, Pedro Castro e Almeida deixou um alerta: “Se os juros subirem para 4%, vamos ter muito mais reestruturações”. Nesse cenário, este responsável acredita que a economia vai “arrefecer”, adiantando ainda que esse arrefecimento pode ser benéfico para Portugal.

Santander Totta com lucros de 568,5 milhões duplicam face a 2021

O Santander Totta divulgou um resultado líquido recorrente de 568,5 milhões de euros em 2022, o que traduz uma subida de 90,4%. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) fixou-se em 12,3%.

Grupo Santander com lucros recorde de 9.605 milhões de euros em 2022 (com áudio)

Só no último trimestre do ano, entre outubro e dezembro, o Santander, que é dono em Portugal do Santander Totta, teve lucros de 2.288 milhões de euros, mais 1% do que no mesmo período de 2021, segundo os resultados comunicados hoje pelo banco às autoridades espanholas.
Recomendadas

CEO do BCP apela ao Governo para manter o rating da República em “grau de investimento”

“É tempo de atuar, de assegurar que os fundos sejam integralmente investidos. É tempo de implementar com rigor e transparência, é chegado o tempo para monitorizar a execução de forma a corrigir atempadamente o que houver a corrigir, se e quando se constatar que alguma das premissas iniciais era ou se tornou errada”, apelou Miguel Maya perante uma plateia onde estavam membros do Governo.

Miguel Maya garante que “o tecido económico português pode contar com um sector financeiro robusto”

O presidente executivo do BCP falava na Millennium Talks em Leiria perante uma plateia de empresários e alguns membros do Governo, quando abordou o tema da crise na banca.

Depois do Credit Suisse, pressão nos mercados vira-se para o Deutsche Bank. Ações caem 12%

O Deutsche Bank está sob forte pressão nos mercados financeiros esta sexta-feira, com as ações a tombarem 12% e o custo dos contratos de seguro contra incumprimento (CDS) do banco a saltar para máximos de quatro anos. Alerta foi dado pela Reuters.
Comentários