Santander tem de cumprir rácio mínimo de 7,75%

Mas o banco liderado por Ana Botín diz que chegou a setembro com um rácio de capital de 12,44%, muito acima do mínimo legal imposto pelo regulador bancário.

O banco espanhol Santander disse hoje ao mercado que o Banco Central Europeu (BCE) definiu que tem de cumprir um rácio de capital common equity tier 1 (CET1) de 7,75%.

Mas o banco liderado por Ana Botín diz que chegou a setembro com um rácio de capital de 12,44%, muito acima do mínimo legal imposto pelo regulador bancário.

A nível individual o BCE exige que o Santander cumpra um CET1 de pelo menos 7,25%, mas em setembro o rácio individual do banco era de 14,31%.

O grupo financeiro espanhol revelou que a mais recente contagem de ativos mostra uma capitalização mais do que adequada segundo os critérios da zona euro.

O banco espanhol aproveitou também para descansar os investidores, assegurando que os elevados níveis de capitalização evitam as “limitações de distribuição de dividendos, retribuições variáveis e o reembolso de cupões aos detentores de dívida de nível 1”.

Recomendadas

Bancos sujeitos a coimas até 1,5 milhões se não aplicarem diploma do Governo para crédito à habitação

Está já em vigor, a partir deste sábado, o diploma que estabelece medidas destinadas a mitigar os efeitos do incremento dos indexantes de referência de contratos de crédito para aquisição ou construção de habitação própria permanente. Bancos têm 45 dias a partir de hoje para aplicar as medidas.

Complemento excecional a pensionistas: SNQTB remeteu nova carta ao Primeiro-Ministro

Depois do OE2023 ter sido aprovado o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários diz que “o Partido Socialista mantém a injustiça em relação aos bancários reformados que foram indevidamente excluídos da atribuição do complemento excecional a pensionistas”.

Sete bancos lucraram dois mil milhões até setembro, mais 71% do que no período homólogo

Os lucros dos sete maiores bancos – Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novobanco, Santander Totta, BPI, Crédito Agrícola e Banco Montepio somam 2.006,3 milhões de euros até setembro deste ano, o que compara com um valor de 1.172 milhões nos nove meses do ano passado. O que significa que os lucros dos sete bancos cresceram 71,2%.
Comentários